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Universidade Lusófona do Porto

Sociologia dos Media e da Opinião Pública

Apresentação

UC que incide no estudo do espaço público mediático.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-10493

Disciplinas complementares recomendadas

Públicos e audiências

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. ESPAÇO PÚBLICO, COMUNICAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA 

A constituição do espaço público moderno: história e análise. 

Espaço público e opinião pública. 

Modos de formação da opinião pública e dos públicos.

A pluralidade de espaços públicos na atualidade. 

II. MEDIA E SOCIEDADE

Sociedade de massa, meios de comunicação de massa e sociedade de consumo.

Massificação e diversificação.

Campo dos media, campo económico e poderes sociais.

Jornalismo: entre o tradicional e a inovação

Os media na sociedade profundamente mediatizada.

III. CONFIGURAÇÃO MEDIÁTICA E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLECTIVA

A operatividade das narrativas.

Processos mediáticos de construção e transmissão da memória coletiva.

IV. TEORIAS DO ACONTECIMENTO E DO PROBLEMA PÚBLICO

Acontecimento.

O agendamento.

V. SOCIEDADE, NOVOS MEDIA E ESPAÇOS PÚBLICOS

Os novos media e as transformações nos espaços públicos contemporâneos.

Comunicação à distância.

Novas culturas de opinião.¿

Novos media e (novas) expressões sociais.

Objetivos

Compreender as Teorias do Espaço Público nas sociedades modernas ocidentais, traçando um quadro teórico e conceptual que permita analisar e problematizar as formas do público, os fenómenos comunicacionais e a multiplicidade de espaços públicos nas sociedades contemporâneas. 

Conhecer as perspectivas teóricas do tratamento da sociologia dos media, da opinião pública e dos públicos. Integrar conhecimentos das ciências da comunicação e das ciências sociais na análise dos media noticiosos. 

Análise da recepção da comunicação de massas e seus impactos na constituição da opinião pública.

 

Pretende-se nesta Unidade Curricular que os alunos consigam desenvolver:

Capacidade de análise e reflexão sobre a comunicação e o espaço público.

Capacidade de análise do papel dos meios de comunicação na sociedade moderna.

Desenvolver competências de análise e de investigação ao realizar trabalhos de recolha de dados, constituição de um corpus e análise do mesmo. 

Metodologias de ensino e avaliação

Sessões de apresentação teóricas serão alternadas com sessões de discussão e debates com recurso a textos e outros recursos capazes de suscitar discussão crítica. 

Obrigatória presença em 70% das aulas

- Trabalho escrito de pesquisa (30%). Cada trabalho de grupo deverá ser original, ter entre 10 e 13 páginas (Times New Roman, tam. 12, espaç. 1,5) e apresentar a respetiva bibliografia efetivamente utilizada e obrigatória para que tenha avaliação positiva. Entrega até dia 12 de janeiro de 2021.

- Preparação da pesquisa exploratória (10%)

- Apresentação e defesa oral do trabalho de grupo (10%). 5 e 12 de janeiro de 2021.

- Prova escrita de avaliação de conhecimentos (50%). Dia 26 de janeiro de 2021, às 14h30.

- O não cumprimento das datas de avaliação implica penalização.

 

O exame da UC é uma prova escrita de avaliação de conh. matéria do semestre.

 

Inovação Ped:

Como aconteceu no semestre passado, em Públicos e Audiências, vamos fazer inves. exploratória sobre consumo de not. e covid.

Bibliografia principal

ABRANTES, J.C. e DAYAN, D. (org.) (2006). Televisão: das audiências aos públicos. Lisboa: Livros Horizonte.

BABO, I. (2015). Espectadores e públicos activos. Vega: Lisboa. 

BABO-LANÇA, I. (2006). A configuração dos acontecimentos públicos. Coimbra: Edições Minerva.

BRITES, M.J. (2017). Young people and daily life contexts of news appropriation. Cuadernos.info, 40, 123-136. doi: 10.7764/cdi.40.1059

CASTELLS, M. (2002). A era da informação: Economia, Sociedade e cultura. A sociedade em rede. Vol. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

ESTEVES, J. P. (org.), (2002). Comunicação e Sociedade, Lisboa: Livros Horizonte.

FRASER, N. (1990). Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. Social Text, 25/26, 56-80. 

HABERMAS, J., Lennox, S., & Lennox, F. (1974). The Public Sphere: An Encyclopedia Article (1964). New German Critique, 3 (Autumn, 1974), 49-55.

MAIGRET, E. (2015). Sociologie de la communication et des médias. Armand Colin: Paris.

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