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Universidade Lusófona do Porto

Retórica da Publicidade

Apresentação

A Unidade Curricular de Retórica da Publicidade é essencial para os estudantes desenvolverem competências relacionadas com a persuasão discursiva, com o objetivo de possibilitar a compreensão dos recursos retóricos e o desenvolvimento do potencial criativo aplicado à comunicação publicitária. A partir da teoria da retórica clássica, pretende-se que os estudantes identifiquem as estratégias argumentativas, as partes do discursos, as operações retóricas e os recursos estilísticos, adaptando estes mecanismos à retórica mediatizada, resultante da crescente evolução dos media e das necessidades de uma sociedade de consumo.

 

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-14504

Disciplinas complementares recomendadas

A Unidade Curricular de Retórica da Publicidade baseia-se nas estratégias argumentativas e nas competências discursivas, sendo, nesse sentido, recomendável os estudantes realizarem previamente as Unidades Curriculares de Técnicas de Expressão Escrita e Metodologias de Análise do Texto e do Discurso.  

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação publicitária

1.1. Linguagens da Publicidade

2. A retórica como teoria da comunicação persuasiva ¿ os efeitos da retórica na publicidade

2.1. Tipos de discurso na classificação de Aristóteles

2.2. O discurso aristotélico: exórdio, narração, provas, peroração

2.3. Argumentos

2.4. Retórica e conotação

2.5. Figuras de retórica na mensagem publicitária

2.5. A narrativa nos anúncios publicitários

3. Caraterísticas do texto publicitário

3.1. Contexto, referência

3.2. Estrutura do texto publicitário

3.3. Título ¿ função do título e do subtítulo

3.4. Tipos de título

3.5. A relação do título com a imagem (verbal/visual)

3.6. O texto no contexto

3.7. Slogan

4. Criação e publicidade

4.1. Interpretação do Briefing de criação

4.2. Procedimentos textuais criativos

4.3. Redação criativa do texto publicitário

 

Objetivos

- Reconhecer a importância dos elementos textuais no conjunto persuasivo da publicidade;

- Conhecer fundamentos teóricos dos processos persuasivos;

- Identificar os elementos constituintes do anúncio publicitário;

- Analisar criticamente textos publicitários, reconhecendo os seus argumentos, as suas informações implícitas e ideologias;

- Desenvolver o potencial criativo aplicado à redação de títulos, linguagem verbal/visual e assinaturas publicitárias;

- Ampliar a capacidade de transmissão da mensagem publicitária através dos recursos retóricos.

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação e exposição dos conteúdos programáticos com utilização de métodos de aprendizagem ativa: apresentação de casos práticos que ilustrem os diferentes pontos do programa; análise dos aspetos formais da redação de anúncios com ênfase nas figuras de linguagem; interpretação de mensagens publicitárias; exercícios de produção textual.

 

A avaliação será do tipo contínuo, com os seguintes elementos de avaliação: teste escrito (50%) + realização de uma campanha publicitária (50%).

 

 

Bibliografia principal

Aristóteles (2005). Retórica (2.ª ed.). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Barthes, R. (2012). Mitologias. Lisboa: Edições 70.

Carrascoza, J. A. (2005). Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura.

Edward F. McQuarrie and B. Phillips (editors) (2008). Go Figure! New directions in advertising rhetoric. N.Y.: M.E. Sharpe.  

Figueiredo, Celso (2015) Redação Publicitária. Sedução pela palavra. São Paulo: Cengage Learning.

Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P. e Rodrigues J.V. (2010). Publicitor. Comunicação 360º online offline. Edições D. Quixote.

Martins, Zeca. (2013). Redação Publicitária: a prática na prática. S. Paulo: Atlas.

Peixoto, Fernando. (2007). Técnica e Estética na Publicidade. Lisboa: Edições Sílabo.

Ribeiro, Maria Belém (2018). A Comunicação Publicitária ¿ A relação das estratégias de mensagem com os referentes culturais. Universidade de Vigo.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro

Quartas-feiras, 14h30 às 15h30