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Universidade Lusófona do Porto

Marketing Internacional

Apresentação

Num contexto de abertura dos mercados, as empresas deixam de limitar a sua atuação ao mercado nacional mas atuam cada vez mais no mercado internacional, pelo que os profissionais de comunicação, marketing, relações públicas e publicidade, devem possuir conhecimentos e competências de comunicação e marketing internacional.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-3321

Disciplinas complementares recomendadas

  • Fundamentos do Marketing
  • Comportamento do Consumidor
  • Marketing Estratégico
  • Marketing Operacional
  • Comunicação Organizacional

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Do conceito de marketing ao marketing internacional

- A empresa no mercado global

- Acordos mundiais de comércio

- O contexto internacional

2. Processo de internacionalização

- Conceito e teorias

- Estratégias de internacionalização

3. Decisão de internacionalização

- Modos de entrada

4. Variáveis do Mix internacional

- Produto

- Preço

- Distribuição

- Comunicação

- Serviço

5. A comunicação no marketing internacional:

- Abordagens: Global ou estandardizada; Localizada ou adaptada;¿ Moderada ou contingencial.

- Fatores influenciadores da comunicação internacional;

- A comunicação internacional.

Objetivos

Pretende-sepreparar os estudantes para o exercício de funções de comunicação de marketing internacional nos sectores industrial,  comércio, consultoria e governação, media, e organizações internacionais: ONG's, educacionais e culturais. Neste contexto, a abordagem interdisciplinar da comunicação internacional pressupõe o facto de a sociedade global, em geral, e as relações internacionais, em particular, permitirem uma melhor compreensão através da análise e estudo dos sistemas de comunicação e informação internacionais.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são compostas por uma parte teórica, complementada com análises práticas.

O método de avaliação estipulado é o contínuo.

  • Teste final (50%)
  • Trabalhos práticos (20%)
  • Plano de internacionalização (30%)

Bibliografia principal

ABREU, J. (2016). Casos de Sucesso - Internacionalização. Santo Tirso: Idioteque.

CZINKOTA, M. e RONKAINEN, I. (2012). International Marketing. South-Western: Cengage Learning

JOHNSON, D. e TURNER, C. (2010) International Business, 2nd edition. London and New York: Routledge.

SALOMÃO, R. (2011) Comunicação e Exportação. Lisboa: Nova Vega.

SILVA, S., MENEZES R. e PINHO, J. (2018). Marketing Internacional - Negócios à Escala Global. Lisboa: Conjuntura Actual Editora.

Horário de Atendimento

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Horário de atendimento

Sala

Lara Marisa Santos