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Universidade Lusófona do Porto

Marketing Estratégico

Apresentação

Marketing estratégico como unidade curricular objetiva lidar com a compreensão do processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido por uma organização de forma a que possa manter um desempenho superior no mercado.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-1945

Disciplinas complementares recomendadas

Marketing Operacional

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Planeamento estratégico de marketing

- Conceito de estratégia

- Níveis de estratégia

- Estratégias corporativas e estratégias competitivas

2.Análise estratégica

- Análise do Macroambiente 

- Análise do Microambiente 

- Análise do ambiente interno

3.Formulação estratégica

- Análise do mercado (B2B e B2C)

- Definição e elaboração de objetivos

- Segmentação de mercados e posicionamento

4.Plano de marketing estratégico

- Definição e estrutura

- Missão e Visão

- Estratégias de marketing mix

- Plano de manobra, ações e contingência

5.Implementação e controlo da estratégia de marketing

6.Avaliação da estratégia de marketing

Objetivos

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

- Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial;

- Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização;

- Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais;

- Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica;

- Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases;

- Construir, estruturar e implementar planos de marketing;

- Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing.

Metodologias de ensino e avaliação

1. Avaliação Contínua

- Teste final (50%)

- Apresentação e defesa do Plano de Marketing (30%)

- Trabalhos práticos (20%) 

2. Avaliação Final

Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação contínua podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.

Bibliografia principal

FERREL, O. e HARTLIN, M. (2011). Marketing Strategy, Fifth Edition. South-Western: Cengage Learning

KOTLER, P. e ARMSTRONG, G. (2017). Principles of Marketing, 17th edition. Prentice Hall Europe. 

LINDON, D.; LENDREVIE, J.; LÉVI, J.; DIONÍSIO, P. & RODRIGUES,V. (2015) Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e prática do Marketing (16a Edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

MAÇÃES, M. (2019). Marketing Estratégico. Lisboa: Conjuntura Actual Editora

MCDONALD, M., & WILSON, H. (2016). Marketing Plans: How to prepare them, how to profit from them. John Wiley & Sons.

 

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Sala

Lara Marisa Santos