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Universidade Lusófona do Porto

Marketing Digital

Apresentação

A disciplina apresenta ao aluno as características e potencialidades do ambiente digital e como estas podem ser incorporadas ao Plano de Marketing da empresa. Espera-se que o aluno, ao cursar a disciplina, desenvolva um pensamento analítico e estratégico de como entender e usar o contexto digital no planejamento estratégico de Marketing.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-14507

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Características do ambiente digital
    1. Ecossistema: mecanismos de busca, publicidade online, email marketing, estratégias de conteúdo, redes sociais
    2. Barreiras e modelos de adoção de tecnologia
    3. Culturas e valores da empresa no contexto digital
    4. Marketplace
  2. Comportamento do consumidor online
    1. Jornada do consumidor
    2. Omnichannel
    3. Experiência do consumidor online
    4. Segmentação
  3. Comunicação, Marketing e Branding no contexto digital
    1. Como as empresas se comunicam no contexto digital
    2. Estratégias de Branding no contexto digital
    3. 4Ps no contexto digital
    4. User Experience e Design Thinking
    5. Advertising Digital
    6. Plano de mídia
    7. Redes sociais
  4. Planejamento e estratégias digitais
    1. Plano de comunicação digital
    2. Plano de Marketing digital
    3. Gerenciamento de Relacionamento com Clientes (CRM)
    4. Métricas e análise de resultado

Objetivos

O objetivo da disciplina Marketing Digital é apresentar ao aluno as características, potencialidades e restrições do contexto digital e desenvolver a habilidade de compreender como incluir o ambiente digital na estratégia de Marketing da empresa. O curso é dividido em quatro tópicos centrais: características do ambiente digital, comportamento do consumidor online, comunicação, Marketing e Branding no contexto digital e Planejamento e estratégias digitais.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas, com aulas expositivas, apresentação de casos-referência no mercado e aplicação de estudos de caso e exercícios em aula. Durante a aula serão desenvolvidos exercícios para melhor compreensão do conteúdo apresentado em aula.

Bibliografia principal

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing. Pearson UK.

Kingsnorth, S. (2019). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Diogo Sampaio

 

 

Lara Santos