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Universidade Lusófona do Porto

Gestão da Comunicação

Apresentação

O reconhecimento da importância da área da Comunicação nas organizações cresce na medida em que se descobrem as possibilidades, potencialidades e oportunidades dela advindas. A comunicação é um processo entre todos os agentes envolvidos com a organização/instituição/pessoa. Assim, a disciplina de Gestão da Comunicação tem como objectivo principal ampliar o conhecimento e a capacidade crítica para gerir as varias áreas de troca de informação, tão mais importante no atual contexto de crise ambiental e sanitaria, um contexto de incerteza e mudança.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-5033

Disciplinas complementares recomendadas

Comunicação e Assessoria

Comunicação Organizacional

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1.  Gestão da comunicação: novas abordagens
  2.  Estrutura da Comunicação: quem possui os media e os meios de comunicação
    1. estrutura de posse dos meios de comunicação (industria)
    2. papel das agencias reguladoras na estrutura e conteúdos
  3. Comunicação e Diversidade
    1. Género, etnia, estatuto social, orientação sexual, outras
    2. Anti-publicidade e responsabilidade social, cidadania
    3. Marcas/media, diversidade e inclusão
  4.  Comunicação ambiental
    1. Conceitos e problemáticas: defenir as questões ambientais
    2. Abordagens à comunicação do ambiente: SDGs, como comunicar as questões relacionadas com o ambiente e a sustentabilidade ambiental
    3. Marcas/media e consciencialização ambiental
    4. Comunicação para a mudança/crise

 

 

Descrição dos conteúdos

  1. [Preencher Tópico]
    1. [Preencher Descritivo]
  2. [Preencher Tópico]
    1. [Preencher Descritivo]

Objetivos

No final desta Unidade Curricular os alunos terão desenvolvido competências para:

  • Identificar, analisar e avaliar as várias áreas da comunicação (comunicação institucional, relações publicas, publicidade, assessoria) como processos que desencadeiam relações complexas com os grupos económicos e a sociedade civil.
  • Avaliar criticamente a comunicação das empresas/marcas (por exemplo a publicidade, assessoria, comunicação institucional) e as várias questões sociais e ambientais; efetivamente avaliando a comunicação sob lentes de crise e mudança social.
  • Desenvolver e apresentar propostas da gestão da comunicação nas areas da sustentabilidade ambiental e diversidade/inclusão social.

Metodologias de ensino e avaliação

  1. Trabalho: Produção Conteúdos 40%
  2. Apresentação 30%
  3. Teste 30%

Bibliografia principal

  • Figueiredo,  José (2014) 12 Regras da Comunicação. Escolar Editora

     

    Rego, Arménio (2013), Comunicação pessoal e organizacional, Edições Sílabo, 3ª edição.

     

    Cornelissen, J. (2014). Corporate Communications: Theory and Practice. London: Sage. Daniels.

     

    Caetano, Joaquim e Rasquilha Luis (2009). Gestão da Comunicação Quimera Editora.

     

    Vários artigos (2018-2021) disponibilizados no Moodle

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
  • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

 

Horário de Atendimento

Maria Jose M. Ferreira    

Sexta-feira 13:30-14:30

 

Sala Professores