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Universidade Lusófona do Porto

Fundamentos do Marketing

Apresentação

A disciplina representa o primeiro contacto com a área do marketing, sendo, portanto introdutória e generalista. A disciplina pretende fornecer uma ampla perspetiva dos fundamentos de marketing, as diferentes funções do marketing, tendências e mudanças do meio envolvente.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-14501

Disciplinas complementares recomendadas

N/A

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  • Introdução ao estudo do Marketing:
    • ¿Conceitos de marketing;
    • Evolução do conceito de marketing;
    • Funções do marketing.
       
  1. Ambiente de Marketing:
    1. Análise interna (recursos de marketing, recursos gerais);
    2. Análise externa (envolvente contextual, análise de mercado, análise da concorrência):
    3. Análise PEST e SWOT
       
  2. Segmentação, targetting, Personas e Posicionamento
     
  3. os desafios do Marketing para o futuro
  4. Marketing, responsabilidade social e práticas éticas.

Objetivos

A unidade curricular tem por objectivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing, tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões sobre as principais variáveis de marketing enquanto elementos do processo global da gestão das organizações. Pretende-se que os alunos:

- Compreendam e interpretem tendências sociológicas e psicológicas associadas ao consumo;

- Conheçam e expliquem todos os elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo a forma como esses elementos atuam no mercado;

- Adquiram competências básicas na área do comportamento do consumidor.

Metodologias de ensino e avaliação

Método Expositivo: Exposição dos temas incluídos nos conteúdos programáticos;

Método Demonstrativo: exemplos práticos representativos dos temas abordados;

Método Participativo: análise de artigos, trabalhos de grupo, apresentações e debates

 

A avaliação será contínua, de acordo com o regime em vigor na ULP, incluindo a participação activa nas aulas, trabalhos práticos, estudos de caso, trabalhos em grupo, apresentações e frequência.

Este regime de avaliação contínua será realizado da seguinte forma:

  • Teste (50%)
  • Trabalho prático (40%)
  • Apresentação artigo/estudo de caso/relatório de seminário (10%)

Bibliografia principal

  • Lindon, D., Lendrevie, J. (2011). Mercator, teoria e prática do Marketing (14 ed.). Lisboa: Publicações D. Quixote.
  • Kotler, P. & Kartajaya, H. & Setiwan, I. (2011). Marketing 3.0. Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Lisboa: Actual Editora.
  • Kotler, P., Keller, K. (2012) Administração de Marketing: 14a edição. São Paulo: Pearson Education.
  • Kotler, P., Kartajaya,H. (2021) Marketing 5.0: Tecnologia para a HUmanidade: 1º edição. Portugal.Actual.

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ana Mestre

quintas feiras, 13h30

sala de apoio