Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Ética e Responsabilidade dos Media

Apresentação

Apresentar os conceitos que constituem a teoria da ética, contextualizando-os historicamente e problematizando-os no âmbito das suas codificações deontológicas actuais, no âmbito de casos sintomáticos identificáveis nas práticas da Comunicação Aplicada e no âmbito dos desafios da Contemporaneidade.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-14505

Disciplinas complementares recomendadas

Retórica da publicidade.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Teoria da Ética

1.1 Ética e Moral: contextualização etimológica e cultural

1.2 O universo conceptual da Ética: bem, virtude, carácter, belo, valor, norma, hábito, contingência, liberdade

1.3 Paradigmas: ética descritiva, ética normativa, metaética

 

2. Responsabilidade dos Media

2.1 A evolução histórica dos media e o surgimento da esfera pública moderna

2.2 Tensões éticas: a verdade e a objectividade como problemas; ¿interesse público¿ e ¿interesse do público¿

2.3 Ética, globalização e multiculturalismo

 

3. A Ética e o campo da Comunicação Aplicada

3.1 Publicidade e relações públicas: a cosmética das mensagens, a fabricação do desejo e as estratégias de sedução

3.2 Persuasão e manipulação: a figura do ¿spin doctor¿ e os limites éticos da comunicação como ferramenta política

3.3 A pós-verdade e o fenómeno do populismo

3.4 O valor das imagens: cultura visual, ideologia e ética

3.5 Códigos deontológicos e outras formas de regulação. Estudos de caso. ¿

Objetivos

- Compreender as condições culturais que acompanharam o surgimento e a evolução da esfera pública moderna, caracterizando-a como um espaço privilegiado para o debate ético.

- Compreender a dimensão mutável do próprio conceito de ética à luz da constituição de uma sociedade da informação interconectada, globalizada e multicultural.

- Analisar, tendo em conta a área profissional da Comunicação Aplicada, a natureza ética de actividades mediáticas relacionadas com o trabalho estratégico do discurso, assim como fenómenos que marcam a actualidade da comunicação publicitária e política.

- Aplicação da matéria leccionada, através da análise dos códigos deontológicos e de estudos de caso. 

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e de estudos de caso que ilustrem os temas em discussão. 

Regime de avaliação contínua.

Bibliografia principal

Aristóteles. (2004). Ética a Nicómaco. Lisboa: Quetzal.

Baudrillard, J. (1980) De la Séduction. Paris: Éditions Galilée.

Bertrand, C.-J. (2002). A Deontologia dos Media. Coimbra: Minerva Coimbra.

Cornu. D. (1997). Éthique de l¿Information. Paris: PUF

Faustino, P. (Org.) (2007). Ética e Responsabilidade Social dos Media. Lisboa: Media XXI/Formal Press.

Habermas, J. (1983). Morale et communication. Paris: Le Cerf.

Jonas, Hans. (1979). O Princípio da Responsabilidade. Lisboa: Contraponto Editora.

Kant I. (2003). Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Lisboa Editora.

Russel, B. (1991) A Conquista da Felicidade. Lisboa: Guimarães Editores.

Parsons, P. J. (2008). Ethics in Public Relations. Londres: Kogan Page.

Santos, J. M. (2012). Introdução à Ética. Lisboa: Documenta.

Singer, P. (2016) Ethics in the Real World: 82 Brief Essays on Things that Matter. Princeton: Princeton University Press.

Singer, P. (2002). Um Só Mundo. A Ética da Globalização. Lisboa: Gradiva.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Manuel Bogalheiro

10h - 12h - quinta-feira

A designar no seguimento da marcação por email