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Universidade Lusófona do Porto

Cultura Visual

Apresentação

A unidade curricular «Cultura Visual» visa iniciar os estudantes nas problemáticas de um novo campo de estudos que reconhece a permanente interpelação da experiência visual como uma das principais questões críticas da contemporaneidade. A unidade curricular trará aos estudantes uma visão crítica na análise das imagens, permitindo-lhes estabelecer ligações e antecedentes para os desafios contemporâneos da cultura visual, entender os aspectos visuais como fonte de transmissão cultural e explorar relações e interferências que os sistemas culturais acarretam ao processo visual de identificação e entendimento do mundo e da realidade. Face à amplitude, pertinência e exigência do presente ciclo de estudos, a presente unidade curricular irá incidir, sobretudo, nas oportunidades de criação de novas e criativas estratégias de comunicação que respondam com eficácia e criatividade aos diversos desafios colocados todos os dias por uma sociedade moderna cada vez mais exigente. 

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-7243

Disciplinas complementares recomendadas

Semiótica da Publicidade

Retórica da Publicidade

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Imagem, signo e significação. Modelos de significação de C. Peirce e F. Saussure. 

 

2. Categorias dos signos. Ícone, índice e símbolo. Signos icónicos e arbitrários. Convenção. Paradigmas e sintagmas. 

 

3. Ordens de significação. Denotação, conotação, mito e ordem simbólica. 

 

4. Relações texto e imagem. Interação e complementaridade. 

 

5. Intertextualidade. Tipos de intertextualidade. Memes. 

 

6. Significantes plásticos e composição I. Teoria da Gestalt. Pontos fortes. Peso, equilíbrio e simetria. Linhas e formas. 

 

7. Significantes plásticos e composição II. Secções da imagem. Construção axial, focalizada, em profundidade, por valores e sequencial. Enquadramentos. Elementos escalares e ângulos. 

 

8. Cor e seus significados. Cor e luz. Sistemas de cor. Psicologia da cor. Cor e comunicação. 

 

9. Linguagem scripto-visual. Plano tipográfico e topográfico. A palavra-imagem. Identidade visual. Narrativas da marca. 

Objetivos

Domínio de um vocabulário básico que permita aos estudantes interpretar e criar projectos culturais de diversas naturezas: séries de televisão, filmes, animações, aplicações multimédia e jogos digitais, entre outros. Os estudantes serão estimulados a ver e compreender as inúmeras intersecções entre, por um lado, as artes e os jogos digitais e, por outro, as artes analógicas (cinema, fotografia, música, desenho, design, etc.). Adquirir conhecimento teórico especializado na área dos jogos e das artes interactivas com especial enfoque para uma cultura de convergência transmedia. 

Estimular uma literacia em cultura visual que permita aos estudantes desenvolver um sentido crítico e responder com dinamismo aos desafios teórico e práticos das indústrias criativas. Desenvolver ao longo do semestre diversos exercícios de reflexão crítica através de texto e imagem sobre o material audiovisual visionado nas diversas aulas. 

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino consistirá numa abordagem teórica a alguns dos conteúdos programáticos descritos e numa vertente expositiva de vários exemplos (imagens, documentários e filmes) que, para além de ajudar a consolidar a matéria, irá criar uma dinâmica de aula mais abrangente e apelativa para discussão e análise. Pontualmente serão também realizados pequenos exercícios em aula de análise e desconstrução de imagens publicitárias, anúncios e posters de modo a estimular uma literacia em cultura visual que permita aos estudantes desenvolver um sentido crítico e responder com dinamismo aos desafios teórico/práticos das indústrias criativas. 

 

1. Avaliação semestral: Dois exercícios práticos de criação de imagens (20% cada); 

Dois testes escritos sobre os conteúdos leccionados durante o semestre (30% cada); 

Assiduidade: frequência obrigatória a pelo menos 70% das aulas. 

 

2. Avaliação exame: Teste escrito sobre os conteúdos leccionados durante o semestre (100%) 

Bibliografia principal

AUMONT, J. (2009), A Imagem. Lisboa: Edições 70. 

 

AUMONT, J.; MARIE, M. (2009), A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia. 

 

BARTHES, R. (2008), A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70. 

 

BURNETT, R. (2004), How Images Think. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. 

 

CHANDLER, D. (2007), Semiotics: the basics. Londres: Routledge. 

 

FISKE, J. (2002), Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições ASA. 

 

FREEMAN, M. (2007), The Photographer's Eye - Composition and Design for Better Digital Photos. Lewes: The Ilex Press. 

 

FREEMAN, M. (2009), Perfect Exposure - The Professional Guide to Capturing Perfect Digital Photographs. Lewes: The Ilex Press. 

 

MARTIN, M. (2005), A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro. MARTINE, J. (1999), Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70. 

 

REGATÃO, J. P. (2007), Arte Pública e os Novos Desafios das Intervenções no Espaço Urbano. Lisboa: Quimera Editores. 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

André Carita

Segundas-feiras das 15h-16h