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Universidade Lusófona do Porto

Comunicação Organizacional

Apresentação

É a comunicação que permite a uma organização cooperar para um fim comum, transmitir diretrizes, mediar conflitos, estimular harmonia e produtividade. E que permite à organização relacionar-se com o
exterior: para executar os objetivos a que se propõe, relacionar-se com stakeholders, prevenir ou solucionar situações de crise, influenciar o contexto jurídico e regulatório em que opera, no global, para
criar e manter uma identidade e reputação que a diferenciem e a protejam de choques externos negativos.

Os estudantes deverão compreender a diversidade organizacional e a complexidade das interações comunicativas, bem como a função desempenhada pela comunicação nos conceitos fundadores de
identidade e cultura. Os conceitos teóricos de comunicação serão traduzidos em estratégias comunicativas, tendentes a alcançar os objetivos de cada tipologia de organização e mediante problemas comunicativos concretos e através da elaboração de diagnósticos, planos de comunicação e avaliação os resultados.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-8629

Disciplinas complementares recomendadas

História dos Meios de Comunicação
Comunicação e Assessoria
Comunicação Política
Gestão da Comunicação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Teorias da Comunicação
    1. Evolução histórica do pensamento sobre comunicação
    2. Teorias de comunicação e sua aplicação
    3. Conceito de agenda-setting num contexto de sociedade de informação
    4. Efeitos de curto e longo prazo dos processos de comunicação e seus mecanismo
  2. Comunicação das organizações
    1. Definição e tipologias de organização
    2. Política e cultura organizacional: a missão, a visão e os valores; posicionamento organizacional
  3. A comunicação organizacional aplicada
    1. Comunicação interna: categorias e objetivos da comunicação
    2. Comunicação externa direcionada aos stakeholders
  4. Ferramentas da comunicação interna e externa
  5. Estratégia de comunicação
    1. Diagnóstico e plano de ação
    2. Controlo e monitorização da comunicação

Objetivos

Identificar o campo epistemológico das teorias da comunicação, no seu contexto e evolução histórica.
Estimular a compreensão da diversidade organizacional e da função desempenhada pela comunicação nos conceitos fundadores de identidade e cultura.
Transmitir instrumentos, conceptuais e pragmáticos, que permitam apreender a complexidade do fenómeno comunicativo e aplicá-la em meio organizacional.
Compreender o papel da comunicação organizacional, interna e externa, na prossecução da missão, visão e valores das organizações.
Desenvolver um espírito crítico sobre as ferramentas de comunicação existentes, de forma a melhor as adequar a cada stakeholder da organização.
Fomentar competências de diagnóstico, planeamento e avaliação de práticas comunicativas ajustadas à estratégia da organização.
Incentivar a procura de autonomia na aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia assenta em momentos de exposição teórica, baseados na consulta a material previamente disponibilizado no Moodle ou apresentado em sala, e de simulação em contexto real do
conhecimento.

Os estudantes serão incentivados a participar no processo de ensino-aprendizagem, com dúvidas e comentários, ou através de pesquisas e debates que induzam um raciocínio reflexivo e crítico.
Serão convidados profissionais de comunicação capazes de transmitir novas perspetivas sobre a comunicação nas organizações.

A avaliação, de carácter contínuo, será composta por uma frequência, com um peso de 45%; um trabalho teórico-prático, individual ou em grupo, avaliado mediante a qualidade do documento e da sua
apresentação, com um peso de 40%; e interesse e participação nas aulas, com um peso de 15% na classificação final.

Não terão média de aprovação os estudantes que obtenham uma classificação inferior a oito valores no trabalho prático e/ou de oito valores na frequência.

Bibliografia principal

  • [Almeida, V. - A comunicação interna na empresa - Lisboa - Práxis - 2000
  • Argenti, P. - Corporate Communication - NY - McGraw-Hill - 2006
  • Caetano, J., Fernandes, A., Rasquilha, L., Nunes, M. I., Vasconcelos, P., Beirão, I. e Vasconcelos, M. - Manual de Comunicação Empresarial - Lisboa - Plátano - 2008
  • Cornelissen, J. - Corporate communication: a guide to theory practice - London - SAGE - 2017
  • Grunig, J. E. - Excellence in Public Relations and Communication Management - N.Y. -
    Routledge - 2008
  • Oliveira, D. S. - Comunicação e imagem na empresa - Lisboa - CECOA - 2005
  • Rego, A. - Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prática - Lisboa - Sílabo - 2007
  • Ruão, T. - A organização comunicativa: teoria e prática em Comunicação Organizacional - Braga - CECS UMinho - 2016
  • Westphalen, M. H. - La communication externe des entreprises - Paris - Dunod - 1997
  • Wolf, M. - Teorias da Comunicação - Lisboa - Editorial Presença - 2006

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Alexandra Figueira

Quartas-feiras, das 9h30 às 13h00, mediante agendamento

A definir, caso a caso