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Universidade Lusófona do Porto

Comunicação e Assessoria

Apresentação

É cada vez mais acentuada a tendência para que a Assessoria, de imprensa ou de comunicação, seja transversal a todos os sectores. Necessitando de profissionais especializados em administrar a informação entre empresa/cliente/produto e os seus stakeholders. Pretende-se preparar os futuros comunicadores para uma nova realidade comunicacional, visando atingir o público-alvo ou o público em geral e cumprindo metas e programas previamente definidos, de forma organizada, credível e eficaz

Competências:

  • Identificar e analisar criticamente a lógica de funcionamento dos principais órgãos de Comunicação e grupos económicos
  • Identificar e analisar criticamente o papel dos Assessores de Imprensa e dos Gabinetes de Comunicação desde o século XIX até à atualidade
  • Definir os objetivos e os meios de comunicação adequados para afirmar as mensagens a divulgar
  • Identificar, descrever e analisar criticamente a relação entre assessoria e responsabilidade social

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-10495

Disciplinas complementares recomendadas

Comunicação Interpessoal

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. O Enquadramento da Assessoria na Comunicação
    1. Estrutura dos media: quem possui os media?
    2. Tendências dos media: Concentração dos media; jornalismo cívico/de cidadão
    3. Regulamentação , Papel da ERC, ANACOM
  2. Assessoria de imprensa e assessoria da comunicação
  3. Assessoria de imprensa
    1. Definições
    2. Papel dos Assessores, Evolução De Ivy Lee  a...
    3. Framing
    4. Planos de Assessoria de imprensa
  4. Assessoria da comunicação
    1. Definições
    2. A sociedade de spin
    3. O spin doctor e a imagem
    4. Planos de assessoria de imagem (eventos)
  5. Responsabilidade social da assessoria: diversidade e inclusão
    1. Literacias necessárias: género, étnica, estatuto sócio-economico, orientação sexual, deficiência, ambiental, media, digital ...
    2. Diversidade e inclusão: um desafio para os assessores
  6. Os Meios e os Recursos da Assessoria de Comunicação
    1. Elaboração das Informações: Press Releases, comunicados, desmentidos, anúncios.

Objetivos

As estatísticas e os estudos mais recentes demonstram que existe uma tendência cada vez mais acentuada para que a Assessoria, de imprensa ou de comunicação, seja uma atividade transversal a todos os sectores, necessitando por isso de profissionais especializados em administrar a informação entre empresa/cliente/produto e os seus stakeholders. Preparar os estudantes, futuros comunicadores, para uma nova realidade comunicacional, cada vez mais baseada no uso das novas tecnologias e outras técnicas de comunicação, cujo principal objetivo é atingir o público-alvo ou o público em geral, cumprindo metas e programas previamente definidos e identificados, de forma coerente, organizada, credível e com eficácia.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas Teóricas, apoiadas em powerpoint, bibliografia adequada, visionamento de filmes, e ainda a elaboração de trabalhos Práticos na área da assessoria, realização de debates e discussão de temas tratados pela Comunicação social e abordados pela opinião pública.

A avaliação será contínua, tendo em conta parâmetros como a assiduidade, elaboração de trabalhos, análise de artigos e um teste de avaliação contínua ou, em alternativa, um teste global, no final do semestre.

Avaliação Professora Doutora MJ Ferreira

- Participação nas aulas terá uma valoração até 20% exercícios na aula (5x5pontos cada)

- Teste avaliação continua terá uma valoração de 30%

Avaliação Professora Doutora Alexandra Figueira

Trabalhos realizados em grupo, cujo peso na classificação final será de 50%, subdividido da seguinte forma: 35 pontos percentuais mediante a qualidade dos trabalhos apresentados; 15% mediante o desempenho individual na execução dos trabalhos, aferido mediante a prestação nas aulas de tutoria.

Bibliografia principal

  • Federação Nacional dos Jornalistas (2016) Manual de Assessoria de Comunicação, 3 edição
  • Caetano e Rasquilha (2007) ¿Gestão da Comunicação¿. Quimera.
  • Rego, Arménio (2009) ¿A Comunicação Pessoal e Organizacional¿ ¿ LIVRO GUIA
  • Macquail, Denis (2003) ¿A Teoria da Comunicação de Massas¿. Lisboa; Fundação Gulbenkian
  • Faustino, P. (2007), ¿Ética e Responsabilidade social dos media¿. Lisboa: Media XXI, Fomalpress
  • Gillmor, D. (2010), Mediactive. San Francisco: Copyrighted Material [http://mediactive.com/wp-content/uploads/2010/12/mediactive_gillmor.pdf]
  • Martins, L.P. (2001), ¿Schiu¿Está aqui um jornalista¿. Lisboa: editorial Notícias
  • Granado, A. e Malheiros, J.V. ¿Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos¿.
  • Vários artigos para leitura e analise semanal disponíveis no Moodle

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