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Universidade Lusófona do Porto

Comunicação da Marca

Apresentação

A unidade curricular de comunicação da marca lida com a compreensão do processo de desenvolvimento, posicionamento e manutenção / gestão da imagem de marca das organizações de forma a que possa manter um desempenho superior no mercado.

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-14508

Disciplinas complementares recomendadas

Marketing Operacional

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.A Marca

- A história da marca

- De produtos a marcas

2.A arquitetura da marca

- Os pilares da marca

- Estruturas de identidade da marca

- Proposição de valor da marca

3.Comunicação estratégica de marca

- Lançamento, relançamento, desenvolvimento e extensão de Marcas.

- Do Broadcast à interação e ao engagement 

- Mix de comunicação nas marcas

4.Brand-Equity

- O conceito de Brand-Equity

- Modelos de avaliação de Brand-Equity

5.Impactos sociais do valor da marca e tendências futuras das marcas

Objetivos

- Compreender os conceitos e bases inerentes às marcas;

- Compreender a importância da história das marcas e respetivas implicações;

- Definir e enunciar as funções da marca e a identidade da marca;

- Compreender estratégias de posicionamento e gestão das marcas;

- Ser capaz de identificar e compreender símbolos, logótipos e slogans;

- Ser capaz de identificar fatores de sucesso e insucesso das marcas;

- Aplicar critérios de avaliação do valor da marca;

- Compreender os impactos sociais do valor da marca; 

- Identificar tendências futuras

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas lecionadas em ambiente teórico-prático com acompanhamento e orientação de trabalhos práticos a desenvolver durante o semestre.

 

1. Avaliação Contínua

- Ficha de avaliação (50%)

- Atividade prática Individual (30%)

- Trabalhos práticos em grupo (20%);

 

2. Avaliação Final

Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação contínua podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.

Bibliografia principal

AAKER, D. (2010). Building strong brands. Simon & Schuster, Ltd.

BELCH, G., & BELCH, M. (2018). Advertising and promotion: An integrated marketing communications perspective. New York: The McGraw ¿ Hill Companies, 11th Edition

CLIFTON, R. e SIMMONS, J. (2018). O mundo das marcas. Lisboa: The economist, Conjuntura Actual Editora

KEELER, K. (2013). Strategic Brand Management. Prentice Hall. 4ª Edição.

LENCASTRE, P. (2007). O livro da marca. Lisboa. Publicações D. Quixote.

OLIVEIRA, C. (2019). Brand Management na era digital e humana: a gestão para o sucesso. Lisboa: Conjuntura Actual Editora

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Lara Marisa Santos