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Universidade Lusófona do Porto

Comportamento do Consumidor

Apresentação

O Comportamento do Consumidor é uma área do saber com forte base nas ciências sociais, e que tem importância estratégica no marketing e na gestão. O Comportamento do Consumidor está intrinsecamente relacionado a pesquisa de mercado (Market Research).

Curso

Comunicação Aplicada

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1652-8300

Disciplinas complementares recomendadas

Fundamentos de Marketing

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Importância do comportamento do consumidor para o marketing

2. Condicionantes internos explicativos do comportamento do consumidor:

2.1. Necessidade, motivação e desejos.
2.2. Personalidade, atitudes.
2.3. A perceção e o marketing: a perceção da marca, do preço e dos fatores publicitários
2.4. As Emoções e afetos - efeitos no comportamento de compra
 

3. Condicionantes externos explicativos do comportamento do consumidor: Cultura e subculturas

4. Cool Hunting e Consumer trends: estudo das tendências

5. O processo de decisão de compra
5.1. Reconhecimento do problema
5.2. Procura de informação: tipos e fontes de informação
5.3. Avaliação e seleção de alternativas
5.4. Seleção do local de compra

Objetivos

A compreensão do mercado atual transcende o estudo do processo económico de produção e distribuição de um produto ou serviço.

Nas últimas décadas o consumidor adquiriu um papel cada vez mais relevante, sendo fundamental analisar o comportamento do ser humano antes, durante e após a aquisição de um produto ou serviço.

Pretende-se que os alunos:

- Compreendam e interpretem tendências sociológicas e psicológicas associadas ao consumo;

- Conheçam e expliquem todos os elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo a forma como esses elementos atuam no mercado;

- Adquiram competências básicas na área do comportamento do consumidor.

Metodologias de ensino e avaliação

Método expositivo dialogado e método interrogativo essencialmente nas aulas de cariz teórico.

A avaliação contínua é composta de:

 

1-Apresentação grupo de um artigo/relatório: 10%

2-Prova de frequência ou exame: 50 %

3-Portfolio individual: 40%

A avaliação final é composta por um exame escrito

Bibliografia principal

  • Dubois, Bernard (1998). Compreender o Consumidor (2ª edição). Dom Quixote.
  • Kotler,Philip (org) (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a HUmanidade.Actual.
  • Rodrigues, Fernando (org), Moreira, Jacinta (2013). Comportamento do Consumidor. Psicosoma
  • Solomon, M. R. (2018). Consumer behavior: Buying, having and being. Pearson Education.12th Edition

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ana Mestre

quintas feiras, 13h-14h

sala de aula