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Universidade Lusófona do Porto

Eletrónica I

Apresentação

A Unidade Curricular Eletrónica I da Licenciatura em Ciências de Engenharia Aeroespacial tem principal como
objetivo familiarizar os alunos com sistemas Elétricos de
Aeronaves tripuladas e não tripuladas. 

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-6889

Disciplinas complementares recomendadas

Análise de Circuitos

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Propulsão elétrica 
    1. Motores
    2. Controladores de Velocidade
  2. Sistemas de Armazenamento e Distribuição de Energia
    1. Baterias e outros Sistemas de Armazenamento de Energia
    2. Geração Distribuição de Energia
  3. Atuadores Electromecánicos,
    1. Dimensionamento de Atuadores
    2. Tipologia de atuadores
  4.  Pilotos Automáticos.

Objetivos

A Unidade Curricular Eletrónica I da Licenciatura em Ciências de Engenharia Aeroespacial
abrange os conteúdos necessários para que os alunos adquiram capacidades para dominar a arquitetura de  Sistemas Elétricos de Aeronaves tripuladas
e não tripuladas, nomeadamente Propulsão Elétrica, Atuadores Electromecánicos, Sistemas de
Armazenamento de Energia, Sistemas de Distribuição de Energia e Pilotos Automáticos.

De forma a sedimentar o conhecimento, numa componente totalmente prática, são utilizados Microcontroladores (Arduino) para fazer interface com sistemas aeronauticos, como por exemplo atuadores, motores, sensores., etc. 

Metodologias de ensino e avaliação

A estrutura das aulas é dividida em aulas teóricas, utilizando o metodo explicativo e iterativo, e aulas
teórico-práticas para resolução de exercicios e sedimentação do conhecimento. Os alunos são
incentivados a resolver os exercicios de forma individual com o apoio do professor. A relação
aluno/docente torna-se bastante mais favorável nestas aulas uma vez que se encontram reunidas as
condições adequadas para uma maior participação em aula, restituindo a iniciativa ao aluno no processo
educativo da sua própria formação. O método de avaliação é semestral, de incidência contínua ou por
exame final, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. O método de
avaliação contínua inclui: trabalhos em grupo (50% da classificação) e testes escritos (50% da
classificação).

Bibliografia principal

  • Documentos Técnicos e Standards da Industria Aeronáutica
  • E.H.J. Pallett - [Aircraft Electrical Systems (3rd Edition) 3rd Edition]. [Pearson; 3rd edition (August 31, 1997), 978-1871551907]

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala