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Universidade Lusófona do Porto

Laboratório de Comunicação Digital

Apresentação

Esta unidade curricular visa preparar os alunos para pensar, planear, organizar e produzir projetos multidisciplinares de comunicação multimédia. A intenção é prepará-los para enfrentar desafios atuais e futuros do setor da comunicação recorrendo a novas e inovadoras linguagens e ferramentas digitais que podem ser usadas na elaboração de narrativas. 

Os alunos também serão desafiados a demonstrar participação ativa no planeamento e desenvolvimento dos projetos de trabalho em equipa. 

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-22558

Disciplinas complementares recomendadas

Introdução às Tecnologias da Comunicação

Métodos de Pesquisa e Investigação

 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  • Gestão de projeto 

  • Revolução digital e convergência dos meios 

  • Narrativas digitais: as novas linguagens para construir narrativas. 

  • Novas formas de interação mediadas por tecnologia. 

  • Novos meios: evolução, princípios e prática 

  • Inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada na comunicação 

Objetivos

Os alunos desenvolverão as seguintes atitudes e capacidades profissionais: 

 

  • autonomia e iniciativa para aprender e integrar novas tecnologias multimédia em narrativas 

  • compreender a metodologia multidisciplinar de um projeto 

  • capacidade de gestão de trabalho em equipa em projetos multidisciplinares 

  • produção de conteúdo multimédia assegurando a eficácia da comunicação consoante o público-alvo 

  • uso dos recursos mais recentes nas áreas multimédia, jornalismo digital e redes sociais. 

Metodologias de ensino e avaliação

O trabalho terá duas fases: sessões explicativas e desenvolvimento de um projeto. 

Dada a natureza laboratorial desta unidade, o trabalho dos alunos será realizado em grupos orientados para projetos. 

Em cada projeto, as seguintes componentes são avaliadas: 

50% - resultado do projeto (sucesso no cumprimento das metas, grau de inovação, eficácia da comunicação, qualidade de produção, solução técnica) 

30% - comunicação e documentação do projeto (site, teaser, apresentação e demonstração) 

20% - empenho e envolvimento individual 

Os métodos de avaliação incluirão: 

  • exercícios de produção 

  • trabalhos práticos 

  • revisão por pares 

  • apresentações orais 

  • autorreflexão 

NÃO HAVERÁ EXAME, dada a natureza laboratorial da unidade

 

CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS

  • Não estar incluído num grupo na data definida para o efeito
  • Não apresentar o projeto de trabalho, cronograma e pitch na data definida para o efeito

Bibliografia principal

Aronson-Rath, Raney et al.  (2015) Virtual Reality Journalism. The Tow Center for Digital Journalism at Columbia University, NY 

Catalão, Daniel (2011). Jornalismo Televisivo na Internet: Emergência e Desafios. Caleidoscópio Revista de Comunicação e Cultura, Nº10, pp.147-154 

Dancynger, Ken (2003). A Narrativa Não-Linear¿, in ¿Autoria e Produção em Televisão Interactiva. Lisboa: COFAC 

Deuze, Mark. e Prenger, Mirjam. (2018). Making Media. Production, Practices, and Professions. Amsterdam University Press   

Hassan Robert, Thomas Julian (2006) The New Media Theory Reader, Open University Press.

Jenkins, Henry (2006) Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York London: New York University Press. 2)  

Manovich, Lev (2001). The language of new media. Cambridge, Mass.: The MIT press, cop.

Pen¿a, Nonny. et al (2010). Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First Person Experience of News.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Daniel Catalão

Terças, 16:30-18:30

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