Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Jornalismo Radiofónico

Apresentação

Placed on the last year of the course program, the UC matches with other practical Units (Television, Digital and Printed Journalism), each one of them specifically oriented . The two main vectors of the UC (theoretical approach and practical training) allow students to have a qualified understanding of the radio as a specific medium (all along its history, and to its current nowadays presence on the world of the mass communications) at the same time they can learn the tool and procedures of the radio making.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-2-2605

Disciplinas complementares recomendadas

História da Comunicação

Laboratório de Comunicação Digital.

Técnicas de Expressão Televisiva

Géneros Jornalísticos

Redação Jornalística

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. A História da Rádio: dos primórdios à atualidade
    1. A Rádio em Portugal
    2. O fenómeno das rádios livres
  2. A Rádio face aos restantes media
  3. Especificidades do meio radiofónico
  4. Caraterísticas da comunicação radiofónica
  5. Análise das linguagens radiofónicas
  6. Estética da linguagem radiofónica: a oralidade e a escrita
  7. Estrutura da comunicação radiofónica
    1. O rigor do texto
    2. A enunciação do texto
    3. Técnicas de construção do texto jornalístico
  8. Recursos linguísticos e paralinguísticos
  9. O ruído
  10. O silêncio
  11. A rádio na internet: podcasts, novos desafios e o fim do efémero.

Objetivos

Conhecer a história da rádio e perceber as suas caraterísticas e especificidades.

Aprender a linguagem jornalística da rádio e a distingui-la da linguagem do entretenimento.

A unidade curricular pretende introduzir os alunos ao mundo da rádio fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para poderem expressar-se num estilo jornalístico. Ganharão competências técnicas para editar noticiários, cumprir a função de pivot, cobrir conferências de imprensa, a fazer reportagens, entrevistas e notícias para a rádio utilizando a sua própria voz e registos sonoros.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta é uma unidade essencialmente laboratorial pelo que o professor apresenta os tópicos da matéria em sessões teóricas seguidas de trabalhos práticos para aplicação da matéria lecionada.

Uma parte do trabalho é feita durante as aulas e outra fora do contexto da sala de aula.

Avaliação contínua distribuída da seguinte forma:

Trabalho I (35%)

Trabalho em grupo II (55%)

Participação em aulas (10%)

Exames:

Os exames requerem a realização obrigatória de trabalho prático preparatório (combinado previamente com o docente) a ser usado durante a prova presencial.

Bibliografia principal

  • Albert, P., Tudesq, A. J. (1981). História da Rádio e Televisão. Lisboa: Ed. Notícias

    Arnheim, Rudolph (1980). Estética Radiofónica. Barcelona: Gustavo Gili

    Ganz, Pierre (1995). A Reportagem em Rádio e Televisão. Mem Martins: Editorial Inquérito

    Herreros, Mariano Cebrián (1995). Información Radiofónica. Mediación Técnica, Tratamiento y Programación. Madrid: Editorial Sintesis

    Herreros, Mariano Cebrián (2001). La Radio en la Convergencia Multimedia. Barcelona: Ed. Gedisa

    Meditsch, Eduardo (1999). A Rádio na Era da Informação. Coimbra: Minerva.

    Meneses, João Paulo (2003). Tudo o que se passa na TSF. Porto: Jornal de Notícias

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala