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Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Apresentação

Esta Unidade Curricular tem por objetivo abordar os grandes paradigmas do pensamento contemporâneo inseridos nos seus contextos históricos, de forma evolutiva. Ao mesmo tempo pretende transmitir conhecimentos de caráter interdisciplinar que possibilitem aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão da contemporaneidade.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-117

Disciplinas complementares recomendadas

História dos Meios de Comunicação

Arte, Cultura e Comunicação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

1 - Fundamentos greco - judaico - cristãos do pensamento ocidental.

2 - A euforia da razão e os progressos científicos.

3 - A evolução do pensamento político  (Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau).

4 - O liberalismo económico, de Adam Smith a Milton Friedman.

5 - O Marxismo e o Socialismo liberal.

6 - A crise da Modernidade e do otimismo racionalista (Nietzsche e Freud).

7 - O pensamento pós-industrial. A era da informação.

8 - Diversidade e multiculturalismo: a cultura de massas e a globalização.

Objetivos

Esta U.C. pretende transmitir conhecimentos que permitam a compreensão das grandes correntes que influenciaram e influenciam o mundo contemporâneo. Visa igualmente dotar os discentes de instrumentos conceptuais que lhes possibilitem ter um pensamento analítico e reflexivo adequado às maiores problemáticas do pensamento contemporâneo. E ainda, capacitar os estudantes para a construção de um discurso teórico coerente, estruturado e rigoroso sobre a contemporaneidade.  

Metodologias de ensino e avaliação

O método é teórico-prático. Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da ULP. A AC é constituída por um teste, um trabalho (escrito e oral) e participação nas aulas. O teste vale 50%, e será realizado no final do semestre. O trabalho escrito será entregue em fevereiro, último momento de avaliação, a parte oral será apresentada durante as aulas. A valoração total do trabalho é de  40%.O desempenho do estudante nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.

Práticas de inovação pedagógica - Prevê-se nesta UC aulas em regime de live streaming.

Bibliografia principal

Amaral, D.F. (2012). História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina.

AA.VV. (2014). Pensamento crítico contemporâneo. Lisboa: Edições 70.

Baudrillard, R. (2003).  A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70.

Bauman, Z. (1991). Modernidade e Ambivalência. Lisboa: Relógio d¿Água.

Freitas, D. (2012). História do Pensamento Ocidental.  Coimbra: Almedina.

Fukuyama, F. (1999). O fim da História e o último homem. Lisboa: Gradiva.

Neves, F.S. (2007). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Lusófonas.

 

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