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Universidade Lusófona do Porto

Comunicação Interpessoal

Apresentação

Esta unidade curricular cruza várias áreas disciplinares, sendo estruturante para o CC. As abordagens teóricas apresentadas em contexto de aula permitem analisar fenómenos comunicacionais da atualidade. 
Permite compreender e analisar fenómenos de comunicação interpessoal e entender as suas dinâmicas nas situações. Desenvolver uma perspectiva articulada e crítica sobre diversos quadros de análise do comportamento social.

Curso

Ciências da Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP451-1410

Disciplinas complementares recomendadas

Na UC procura-se vinculação a todas as restantes UC da estrutura curricular deste Primeiro Ciclo em CC, fazendo valer a sua interdisciplinaridade.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. INTRODUÇÃO 

1. A comunicação como processo relacional; as funções da comunicação

2. A comunicação interpessoal.

II. INTERAÇÃO SOCIAL E COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL - TEORIAS E ABORDAGENS 

1. Noções de reciprocidade, troca social, dádiva, simbolismo e associação na ótica de Marcel Mauss.

2. Interação e sociabilidade na perspetiva de Georg Simmel. 

3. A comunicação como interação. O pragmatismo norte-americano, o interacionismo simbólico e a Escola de Chicago. 

4. A relação face a face e o comportamento situado na perspetiva de Erving Goffman.

5. A dimensão performativa da linguagem. 

6. A pragmática da comunicação humana e a Escola de Palo Alto. 

7. H. Garfinkel e a etnometodologia: carácter situado e características formais das atividades práticas.

8. A etnografia da comunicação. 

9. Processamento de informação social e a formação de impressões: cognição social; heurísticas, esquemas e guiões. 

10. Processos de influência social: normalização, conformismo, obediência e inovação.

Objetivos

Compreender a investigação das relações comunicativas como relações e interações sociais e perceber a ligação dos discursos e das ações aos seus contextos de ocorrência e às situações. Conhecer as perspectivas teóricas de tratamento da pragmática da comunicação humana e das relações sociais comunicativas.

Compreender e analisar fenómenos de comunicação interpessoal e entender as suas dinâmicas nas situações. Desenvolver uma perspectiva articulada e crítica sobre diversos quadros de análise do comportamento social.

Em termos de competências, visa a aquisição de capacidades de caraterização e enquadramento da comunicação interpessoal, de identificação de problemas de comunicação humana e aquisição de competências comunicativas. Compreender como a comunicação interpessoal é dinâmica e se interliga às situações.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular será lecionada com recurso a um conjunto diversificado de métodos pedagógicos, trabalhando os vários domínios do saber: - Método expositivo ¿ transmissão de conhecimentos teóricos em sala; - Métodos interrogativo e ativo ¿ debates

A avaliação da UC é contínua com prova final e será constituída por 3 componentes: 

- 1 trabalho individual (40%): Ficha de leitura de um artigo científico que se enquadre no programa da unidade curricular. A entregar durante o semestre, em data a decidir no primeiro dia de aulas.

- 1 trabalho de grupo (40%) com componente de apresentação oral e escrita sobre a análise de um fenómeno comunicativo à luz de abordagens e autores trabalhados em aula. A entregar durante o semestre, em data a decidir no primeiro dia de aulas.

- participação e assiduidade (20%), com a realização de exercícios de índole diversa durante as aulas. 

Bibliografia principal

BABO-LANÇA, I. et al. (2002). Dicionário de Sociologia, Porto: Porto Editora. 

BATESON, BIRDWHISTELL, GOFFMAN et al. (1981). La nouvelle communication. Paris: Seuil. 

BITTI, P.R. e ZANI, B. (1997). A comunicação como processo social. Lisboa: Ed. Estampa. 

Vala, J. & Monteiro, M.B. (coords.). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 

GARFINKEL, H. (1984). Studies in Ethnomethodology [1967], Cambridge : Polity Press.

GOFFMAN, E. (1999). A representação do eu na vida quotidiana. Petropolis:Vozes. 

GUMPERZ, J. y HYMES D. (1964). "The ethnography of communication". American Antropologist 66. 6. 

MARC, E. (1998). ¿Palo Alto: l¿École de la communication¿, in CABIN, P. (coor.) (1998), La communication. État des savoirs. Paris : Éditions Sciences Humaines, pp.132-133. 

MAUSS, M. (2001). Ensaio sobre a dádiva [1950], Lisboa: Edições 70. 

SIMMEL, G. (1999). Sociologie [1908]. Paris: PUF.

WATZLAWICK, BEAVIN, JACKSON (2000). Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix¿¿¿¿¿

Horário de Atendimento

Nome da docente  

Horário de atendimento

Sala

              Carla Cerqueira 

Quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, mediante marcação prévia