Design de Produtos Multimédia
Apresentação
Esta unidade curricular pretende introduzir aos alunos conceitos e práticas de Design e desenvolvimento de produtos Multimédia e dotar os alunos de conhecimento sobre o desenho do ponto de vista do conceito, da estrutura e da comunicação visual, de produtos ou serviços multimédia com base em metodologias centradas no utilizador. Assim como dotá-los de conhecimentos básico para o desenvolvimento de páginas web.
Curso
Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP728-2586
Disciplinas complementares recomendadas
Programação Web Imagem Digital Introdução ao Design
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
O que é a multimédia? Interação/Interativo/Interatividade Paradigmas de interação - perspectiva histórica O que é o Human Computer Interaction (HCI)? Metodologias de User Centered Design (UCD) Técnicas de análise de utilizadores, Personas e Cenários Técnicas de Prototipagem Técnicas de Avaliação (utilizadores e peritos) O que é a interface? Elementos da interface A grelha Organização da informação Tipografia
Objetivos
Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver as seguintes competências: Compreender os paradigmas de interação no desenho de produtos multimédia; Conhecer os processos e técnicas de desenho centrado no utilizador; Ser capaz de formular questões em torno dos problemas de design apresentados; Conhecer estratégias de pesquisa em design; Selecionar e interpretar informação obtida através da pesquisas em design; Aplicar técnicas de pesquisa e avaliação do processo de design com o objetivo de responder aos problemas de design apresentados; Conhecer os elementos que constituem o desenho da interface em diferentes meios; Compreender a relação entre o desenho e o desenvolvimento de páginas Web.
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta num ciclo iterativo de construção do conhecimento tendo como inicio o método expositivo por parte do docente complementado por um apelo à participação dos estudantes através da realização de exercícios com objetivo de desenvolver competências de desenho e desenvolvimento de um produto multimédia. A avaliação desta unidade curricular é contínua e terá em conta os seguintes parâmetros: 60% -Trabalho(s) prático(s) individuais; 40% - Trabalho(s) prático (s)de grupo; A avaliação por exame (Recurso e épocas especiais) terá em conta os seguintes parâmetros: Exame teórico: 55%; Trabalho: 45%.
Bibliografia principal
Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces. (M. Treseler, Ed.). Sebastopol, CA: O¿Reilly Media, Inc. Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. D., & Beale, R. (2004). Human¿Computer Interaction (Third Edit). Pearson. Garrett, J. J. (2011). The elements of user experience. (M. J. Nolan, Ed.) (Second). Berkley, California: New Riders. Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd. Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design.O¿Reilly Media, Inc . Vinh, K. (2011). Ordering Disorder: Grid Principles for Web Design. (M. J. Nolan, Ed.). New Riders
Horário de Atendimento
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