Imagem Digital
Apresentação
Nesta Unidade Curricular os estudantes aprenderão as bases de criação e tratamento de imagem digital na sua dupla vertente, bitmap e vectorial.
Curso
Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP728-16956
Disciplinas complementares recomendadas
Design de Comunicação
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- Técnicas de composição e retoque de imagem digital, com recurso ao software de edição de imagem - Compor imagens originais a partir de outras fotos - Colorir e restaurar imagens degradadas - Inserir texto nas imagens obtidas - Utilização de fotomontagem digital para criação de novas realidades - Interface Adobe Ilustrator e principais ferramentas - Paths e shapes - Desenhar com texto - Ilustração vectorial a partir de formas geométricas - Pen tool -Clipping Masks
Objetivos
Desenvolver de capacidades técnicas, estéticas e conceptuais que lhe permitam executar projectos de imagem bitmap nas áreas da composição criativa e técnica utilizando o software de edição de imagem Desenvolver a capacidade de análise, observação e representação através de ferramentas de ilustração vectorial. Criação e maniputação de imagem bitmap. Criação e manipulação de imagem vetorial.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos. A avaliação é contínua e consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com um peso total de 18 Valores. Os restantes 2 valores destinam-se à avaliação da participação e trabalho em aula por parte dos estudantes. Os estudantes deverão frequentar obrigatoriamente a pelo menos 70% das aulas. O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, consiste na realização de uma proposta de trabalho prática de complexidade semelhante ao trabalho desenvolvido durante a avaliação contínua, com um peso total de 20 valores.
Bibliografia principal
DEMEL, J.T. et al. (1984) Introduction to Computer Graphics. Monterey: C.A. Books. FOLEY, J.D., et al. (1982) Fundamentals of Interactive Computer Graphics. NY: Addison-Wesley. Manovich, Lev; Software Takes Command, Bloomsbury, 2013. ISBN: 978-1-6235-6261-8 Negroponte, Nicholas; Ser Digital, Editorial Caminho, 1996. ISBN: 9789722110563 (Edição original, 1995.)
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala