Teorias e Modelos da Comunicação
Apresentação
- apresentar o campo epistemológico das ciências da comunicação e fornecer um panorama das teorias da comunicação desenvolvidas ao longo do séc. XX; - aprofundar as táticas de resistência de subculturas e outras minorias, no quadro de uma ordem global e dominante;
- transmitir a importância da cidade, dos seus elementos arquitetónicos, dos seus transportes e media como fenómeno comunicativo estruturador da experiência contemporânea;
- identificar e caraterizar as técnicas do corpo e as suas representações mediáticas que contribuem para a transformação da aparência, da gestualidade e do consumo no mundo atual;
- expor o funcionamento material dos media, nas suas dimensões informacionais e publicitárias, e o seu impacto na vida quotidiana;
- explorar as dinâmicas sociais e culturais de inclusão-exclusão e de hegemonia-periferia na cobertura mediática;
Curso
Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP728-2348
Disciplinas complementares recomendadas
História dos Meios de Comunicação
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
I. Da comunicação aos seus modelos: visões teóricas e perspectiva histórica
II. A cidade como laboratório social
III. O corpo, o quotidiano e a gestualidade
IV. Os media, a cultura e o consumo
V. As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural
VI. As minorias, as subculturas e as políticas de resistência
Objetivos
- delimitar o campo de conhecimento das ciências da comunicação e distinguir as perspetivas da Mass Communication Research, da Escola de Frankfurt, da Escola de Chicago, dos Cultural Studies e do pensamento contemporâneo francês;
- enquadrar o papel das metrópoles no frenesim comunicativo quotidiano, através de abordagens históricas como as de Simmel e Benjamin e compreender a formação da ecologia urbana no pensamento da Escola de Chicago;
- cartografar as formas do corpo no quotidiano, resultantes da teatralidade social (Goffman, 1993), da aparência cultivada pelos media e pela sociedade do consumo (Baudrillard, 1981), e do corpo pós-humano, hibridado com a técnica (Le Breton, 2006);
- caraterizar os média segundo uma perspetiva crítica assente na Escola de Frankfurt, na tradição dos estudos culturais e no pensamento contemporâneo francês;
- compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de grupos sociais nos media
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição das matérias programadas com recurso a textos de apoio e a material multimédia (fotografias, filmes, vídeos, imagens,...). Discussão crítica e debate participativo com os estudantes sobre as temáticas leccionadas. Realização de dois trabalhos: Exame de Recurso: 2 Trabalhos -Ensaio relacionado com Conteúdo Programático da Unidade Curricular -Recensão de um dos textos trabalhados em aula
Trabalho de Grupo com apresentação em aula (1) - Ensaio relacionado com Conteúdo Programático da Unidade Curricular
Trabalho de Grupo com apresentação em aula (2) - Recensão de um dos textos trabalhados em aula
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala