Apresentação do Curso
Trata-se de um curso de Pós-Graduação, com a duração de um semestre (120 horas), que versará sobre o pensamento económico, filosófico e político da Escola Austríaca de Economia. Especial destaque será dado aos seus principais autores e representantes, onde se destacam Carl Menger, Eugene Bohm-Bawerk, Ludwig von Mises, Friedrich August von Hayek e Murray Rothbard.
Serão abordadas temáticas que, indo além da Economia, procuram atender à sua relação privilegiada com o Direito, a Filosofia e a Ciência Política, em linha com o liberalismo clássico sem esquecer o libertarianismo, tendo sempre como contraponto as doutrinas e o pensamento marxista e keynesiano.
É um curso inspirado nos existentes em Universidades europeias e americanas, em especial nos que são leccionados na Universidade Rey Juan Carlos (Madrid), na Universidade Francisco Marroquín (Guatemala), na George Mason University ( EU)A e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo).
| ECTS
|14 ECTSDireção do Curso
Prof. Doutor José Manuel Moreira
Secretariado
Condições de Ingresso
Curso Superior concluído.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 14 ECTS
Objetivos
Aperfeiçoar o conhecimento da relação entre as Ciências Económicas e as demais Ciências Sociais e Políticas, sem perder de vista a dimensão antropológica e filosófica e o contexto histórico, que estão na base dos contributos dos pensadores da chamada Escola Austríaca.
Destinatários
Licenciados, mestres e doutores em Economia, Direito, História, Filosofia, Sociologia e todos os que possam interessar-se por estas temáticas.
Observações
Início: 12 de outubro de 2018
Horário:
Sextas-feiras, 18h30 - 21h30
Sábados, 9h00 - 13h00 (quinzenalmente)