Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Gestão da Multiculturalidade em Contexto Organizacional

Reportagem radiofónica do debate sobre a problemática da Gestão da Multiculturalidade



A multiculturalidade está cada vez mais presente no dia a dia das organizações portuguesas, que têm que estar preparadas para encontrar novas formas de gestão orientadas aos desafios de uma sociedade global. Deste modo, a faculdade de ciências económicas, sociais e da empresa debateu a problemática da gestão da multiculturalidade em contexto organizacional, num evento realizado no dia 22 de novembro, às 10h30.

Na mesa de oradores e sobre a moderação de Rui Osório - docente da FCESE, estiveram presentes 3 nomes, que representam diferentes áreas.

Dra. Joana almeida, do Sheraton Porto Hotel & Spa - que abriu as portas, em novembro de 2003, com um novo conceito de hotelaria na cidade, localizado na Boavista. Já recebeu nas suas instalações nomes como Madonna, Rolling Stones, Coldplay ou George Michael.

Nuno Ribeiro Ferreira - diretor de recursos humanos da EFACEC - licenciado em psicologia e pós-graduado em gestão empresarial, pelo ISCTE, possui um MBA, pela Universidade Nova de Lisboa e integrou um curso de desenvolvimento de liderança executiva, em Stanford. Atualmente, diretor de recursos humanos da EFACEC que, segundo o jornal de negócios, é uma das maiores empresas industriais portuguesas, do sector elétrico e eletromecânico. Foi na Ana Aeroportos, que iniciou a sua carreira profissional, em 2001.

A Professora Doutora Maria Emília Ferreira - diretora do 1º ciclo de serviço social da ULP e professora auxiliar da faculdade de psicologia, educação e desporto da Universidade Lusófona do Porto. Leciona as unidades curriculares de psicologia social, psicologia dos grupos, psicologia do desenvolvimento do adulto e do idoso e gerontologia. Paralelamente, exerce funções de direção técnica numa instituição de apoio social. Licenciou-se em psicologia pela Universidade do Minho, com pré-especialização em psicologia clínica e da saúde, e na mesma universidade obteve o doutoramento, em psicologia social.

No encerramento da sessão, a reitora da Universidade Lusófona do Porto, Dra. Isabel Babo, confirmou a importância de ter alunos de culturas, etnias e países diferentes na intuição. Afirma, com orgulho, que a Lusófona do Porto tem 18% de presença de estudantes "em mobilidade".

No decorrer do seu discurso, realça a importância da mobilidade como fator de empregabilidade, relembrando que "viajar" é importante "para conhecer quem somos", sendo que "incentiva a todos a estudarem fora, pelo menos um semestre".

Para os empregados e empregadores de futuro, as competências são claras: capacidade de relacionamento interpessoal, técnicas de comunicação e expressão oral e escrita, auto análise crítica, liderança e capacidade de influência e um comportamento ético e socialmente responsável.