Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Forms - a design meeting

Reportagem do encontro de e para designers (ou interessados da área)



O dia 7 de junho deu continuação à primeira edição do evento feito de e para designers - Forms - a design meeting. Evento este organizado pelo Núcleo de Estudantes de Design (NED) da Universidade Lusófona do Porto.

Depois do êxito do primeiro dia com Dylan Silva e David Penela, ambos ilustradores freelancers, o segundo dia acolhe cinco profissionais das mais variadas áreas do design.

Ana Não foi quem inaugurou este segundo dia com uma apresentação extremamente humorística e carismática, tendo a mesma antes de começar colocado envelopes em todos os lugares. Estes abrigavam uma espécie de contrato entre a oradora e o auditório com algumas regras que deveriam ser cumpridas ao longo da sessão. Dentro dos mesmos envelopes encontravam-se diferentes frases, as quais poderiam ser trocadas por cartões da autoria de Clara Não no fim da sessão.

A ilustradora que intervém com humor socialmente chama-se Clara Silva, porém após ter constatado a vulgaridade do Silva decidiu mudar o nome com o qual se apresentaria publicamente e assinaria efetivamente o seu trabalho. Optou pelo Não, porque tal como afirmou "Por que não?".

Exerce desde 2015 e a escrita tem imenso impacto no seu trabalho e isso é possível de se evidenciar na roupa que envergava, pois esta acarretava inúmeras referências à sua escrita. Algo que deixou bem claro foi que quando começou a exercer a sua carreira não gostava de trabalhar com clientes por que sentia que perdia a sua identidade e daí ter começado a individualizar o seu trabalho e a começar toda uma linha de cartões que foram produto de um desgosto amoroso. Hoje Clara Não sente que os clientes têm em conta a sua opinião e a sua individualização e que estes acabam por trabalhar em equipa consigo.

Dino dos Santos, um designer de tipografia, da DSType adora tudo o que é interessante, venha donde vier e após apresentar vários tipos de letra desenvolvidos por si afirma ser-lhe praticamente impossível ter um preferido.

O dia também contou com a presença da representação do "Check It Out Studio" na abordagem do design em movimento, pois o Check It Out são "um estúdio criativo apaixonado por histórias em movimento"; da Pixelmatters na abordarem do web design; e da Márcia Novais, uma designer gráfica que trabalha na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e que tem desenvolvido vários projetos independentes, assim como alguns em parceria com várias instituições do Porto como por exemplo o Museu de Serralves, a Casa da Música, entre outros.

O NED está de parabéns, assim como toda a comunidade académica que contribuiu para o sucesso do Forms. Trará o próximo ano uma segunda edição?