Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Arquitetura de Origem Portuguesa: Goa e Marrocos

Reportagem do evento "+212: Al Maghrib: safar saïda".



"Arquitetura de Origem Portuguesa" foi o nome atribuído ao Ciclo de Conferências desenvolvido no âmbito de História da Arquitetura e, tem como objetivo o estudo, a investigação e nomeadamente a visita a cidades e a locais onde a arquitetura nacional encontra raízes.

Várias viagens foram pensadas; muitos roteiros foram ponderados. Entre as mais variadas cidades, Roma e Nápoles. Por fim, a cidade selecionada para 2017 foi Goa, onde se encontra muito património de origem Portuguesa.

Sith Mendiratta inaugura a primeira edição do presente Ciclo de Conferências com a apresentação do roteiro feito por si, por outros professores e por alguns alunos de arquitetura a Goa. Refere, também, que em 2018 já foram a Coimbra e pretendem ir a Évora.

Marrocos tendo sido elegido como o destino da próxima viagem/ visita de estudo, é o tema ao qual foi dado ênfase na segunda parte do evento com Jorge Correia, da Universidade do Minho. O orador convidado com uma apresentação bastante interativa e dinâmica intitulada de "+212: Al Maghrib: safar saída" aborda de forma pormenorizada a história da cidade e expõe como tal afeta significativamente a própria arquitetura, enfatizando que hã uma elevada quantidade de códigos existentes nela que têm de ser lidos para, desta maneira, ser compreendida.