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Universidade Lusófona do Porto

Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados I

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1960-14570

Disciplinas complementares recomendadas

Estatísticas e UCs laboratoriais

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

CP1. A metodologia quantitativa de investigação
1.1 Formulação de os objetivos/hipóteses de investigação
1.2 Métodos de análise de dados
1.3 Interpretaçã o e redaçã o dos resultados
CP2.Poder estatístico e magnitude do efeito
CP3. Comparação Univariada
3.2 ANOVA e alternativa não paramétrica
3.3 ANCOVA
CP4. Comparação Multivariada
4.1 MANOVA
4.2 MANCOVA
CP5. Análises de Regressão
5.1 Análises de regressão múltipla e hierárquica
5.2 Análises de regressão logística
CP6. Análises Fatoriais
6.1 Análise Fatorial Exploratória
6.2 Introdução metodológica àAnálise Fatorial Confirmatória

Objetivos

OA1 Definir objetivos e hipóteses de investigação de acordo com os pressupostos da
investigação quantitativa; OA2 Realizar análise de estimação do poder estatístico e magnitude de
efeito e interpretar os seus resultados; OA3 Realizar análises de comparação univariada e
multivariada e interpretar, apresentar e discutir os seus resultados; OA4 Realizar análises de
regressão e interpretar, apresentar e discutir os seus resultados; OA5 Analisar a estrutura fatorial
de instrumentos através de procedimentos exploratórios; OA6 Reconhecer os procedimentos
metodológicos das análises fatoriais confirmatórias

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino da UC tem uma natureza laboratorial e será ministrada através da
utilização de uma variedade de métodos; ME1: Apresentação oral com o apoio de materiais
audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; ME3: Atividades de pequenos grupos em sala de aula;
ME4: Pesquisa bibliográfica. A avaliação inclui: 1) realização individual de três relatórios síntese
sobre análise, interpretação e redação de resultados (20% cada); 2) relatório final prático que
requer a integração dos diferentes CP (40%; em grupo). A avaliação final resulta da média de
todos elementos de avaliação. A aprovação à unidade curricular implica que o estudante não
tenha uma avaliação final inferior a 9,5 valores. Os estudantes que tenham uma avaliação final
inferior a 9,5 valores transitam para exame de recurso e os elementos de avaliação com avaliação
não inferior a 9.5 são congelados.

Bibliografia principal

Clark-Carter, D. (2018). Quantitative psychological research: The complete student's companion
(3rd Ed.). NY: Psychology Press.
Field, A. (2013). Dis covering statistics using SPSS (4 ª ed). London: Sage.
Maroco, J. (2017). An á lise estat í stica com o SPSS Statistics (7 ª ed). Lisboa: ReportNumber.
Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From
hypothesis to results. San Francisco, CA: Wiley.
Martins, C. (2011). Man ual de an á lise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber
decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios.
Miles, J., & Stucky, B. (2014). Quantitative research in psychology. London: Sage.

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