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Universidade Lusófona do Porto

Metodologias de Investigação em Literacia dos Media e da Informação II

Apresentação

UC com especialistas

Curso

Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6062-21850

Disciplinas complementares recomendadas

Seminário Interativo II

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Da influência da metodologia tradicional para novas coleções metodológicas: 1.1. Entrevista (qualitativa e quantitativa); 1.1.1. Grupos de foco. 1.2. Análise de documentos. 1.3. Análise de conteúdo na pesquisa em literacia mediática. 1.4. Pesquisa de Opinião Pública. 1.5. Observação. 1.5. Etnografia virtual 1.6. Métodos visuais (Photovoice e Foto-Elicitação, etc). 1.7. Documentos e diversos recursos online. 1.8. Documentos e artefatos coletados pelo público. 1.9. Pesquisa em mídia social. 2. Análise de dados: 2.1. Análise estatística ; 2.2. Análise de conteúdo; 2.3. Análise de discurso. 3. Software de análise de dados: 3.1. SPSS - Statistical Package for the Social Sciences; 3.2. webQDA - Qualitative Data Analysis Software. 

Objetivos

Com esta Unidade Curricular UC II visa dar-se continuidade ao programa pragmático da UC I e, consequentemente, interessa aprofundar o conhecimento de instrumentos conceptuais rigorosos que habilitem o estudante a investigar na área da MIL. Assim, pretende-se que o estudante seja capaz de: 1. Reforçar o conhecimento das especificidades dos métodos científicos utilizados na área da MIL; 2. Desenvolver competências práticas que permitam a recolha e análise de dados; 3. Reconhecer e experimentar meios informáticos existentes ao serviço da investigação, por exemplo: o SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - no campo da investigação qualitativa e o webQDA - Qualitative Data Analysis Software - no campo da investigação qualitativa. 

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino apoiam-se na abordagem expositiva e no debate sobre os temas definidos no programa da Unidade Curricular. A exposição teórica, bem como o debate, contemplam ainda a leitura crítica de textos, e devem: - proporcionar a compreensão das temáticas que integram o programa da unidade curricular - devem demonstrar-se fundamentais para o trabalho de avaliação a apresentar pelo estudante, relacionando a teoria com a prática. O método de avaliação compreende avaliação continua composta por dois tipos de avaliação: elaboração de um trabalho, a definir na 1a sessão, com a ponderação de 90%, e a participação nas atividades letivas, com a ponderação de 10%. 

Bibliografia principal

Ciboci L., Kani¿aj I., Laba¿ D. (2015). Public Opinion Research as a Prerequisite for Media Education Strategies and Policies, In S. Kotilainen & R. Kupiainen (Eds), Reflections on Media Education Futures. The International Clearinghouse on Children, Youth & Media, pp. 171-182. Sedwen: University of Gothenburg. Linaa Jensen, J. & Sørensen, A. S. (2013). Analyzing online social networks from a user perspective: A quantitative- qualitative framework. In Patriarche, G., Bilandzic, H., Linaa Jensen, J., & Jurisic, J. (Eds.). Audience Research Methodologies: Between Innovation and Consolidation, pp. 144-159, London & New York: Routledge. Rodrigues, A. I., & Costa, A. P. (2017). A imagem em investigação qualitativa: análise de dados visuais. In J. Amado & N. M. de C. Crusoé (Eds.), Referenciais Teóricos e Metodológicos de Investigação em Educação e Ciências Sociais (1st ed., pp. 195¿218). Salvador da Bahia: Edições UESB. 

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