Apresentação do Curso
O mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias é um curso inovador no quadro da cultura digital, da comunicação online e das plataformas virtuais.
Propõe a formação avançada em diversas áreas de especialização, como as artes em rede, a cultura digital, a comunicação audiovisual e multimédia para a web, a concepção e produção de projectos online, o empreendedorismo online ou o ciberjornalismo. O concurso pode ser concluído com uma dissertação, trabalho de projecto ou estágio.
Aposta no desenvolvimento de competências teóricas e práticas numa área de estudos que potencia a experiência adquirida nas Licenciaturas das áreas da comunicação ou do audiovisual, possibilitando a prossecução das aspirações dos estudantes quer na área profissional, quer na área da investigação académica conducente ao ciclo de doutoramento.
Despacho do curso
Despacho nº 4640/2016 de 4 de abril
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
10/03/2016
Registo
R/A-Cr 35/2016
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre |4 Semestres |120 ECTS
Direção do Curso
Manuel Luís Bogalheiro Rocha Fernandes
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, nomeadamente em Ciências da Comunicação, Comunicação Aplicada, Comunicação Audiovisual e Multimédia e Desgin de Comunicação;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequencia de um 1o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da Universidade Lusófona do Porto (ULP) como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Seriação:
Candidatos com classificação da habilitação anterior:
Classificação da licenciatura ou equivalente legal ou de grau académico superior estrangeiro, preferencialmente na área do mestrado ou afins (0 a 200 pontos) (70%)
Avaliação da experiência profissional (relevância da experiência e duração) ou da produção científica (0 a 200 pontos) (10%)
Formação Complementar ou Atividades extracurriculares (relevância das atividades e duração) (0 a 200 pontos) (10%)
Carta de Motivação e caso se justifique Entrevista (0 a 200 pontos) (10%)
Candidatos sem classificação da habilitação anterior:
Apreciação curricular / Curriculum profissional (0 a 200 pontos) (70%)
Formação Complementar / Atividades Extracurriculares (0 a 200 pontos) (10%)
Produção Científica ou Artística (0 a 200 pontos) (10%)
Entrevista (10%)
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 120 ECTS
Objetivos
- Oferecer formação ao nível do 2o ciclo aos licenciados nas diversas áreas da comunicação que desejem uma especialização de natureza académica neste campo inovador no panorama educativo português, com recurso à actividade de investigação e aprofundamento de competências científicas e profissionais;
- Formar investigadores e profissionais no campo do estudos dos media e das redes na sua relação com a tecnologia e as práticas comunicacionais, através de um modelo de conhecimento transdisciplinar;
- Perspetivar as tecnologias em rede, na ótica do profissional e do cientista social, enquanto novos media e novos fenómenos sociológicos;
- Propor formas de criação e participação multimédia online, conciliando uma vertente teórico histórica com uma frente práticolaboratorial, nomeadamente nas áreas específicas de produção de conteúdos para a web e de webjornalismo;
- Promover respostas empreendedoras face às exigências da sociedade em rede e em conformidade com o contexto socioeconómico e políticocultural.
Destinatários
As 10 vagas do mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias destinam-se, em especial, a licenciados das Ciências da Comunicação e das áreas do audiovisual, podendo ser de utilidade científica e profissional de: Jornalistas e outros comunicadores; Produtores de conteúdos mediáticos; Profissionais da área do marketing; Profissionais de Organizações Não-Governamentais; Decisores políticos e culturais; Investigadores; Outros interessados na temática.
Esta oferta formativa potencia ainda, dentro das Ciências da Comunicação, as competências adquiridas nas Licenciaturas em Ciências da Comunicação, Comunicação Aplicada, Comunicação Audiovisual e Multimédia e Design de Comunicação.
Acresce ainda o valor que pode fornecer a licenciados de outras áreas das Ciências Sociais e da Ciência Política.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Desenvolver um enquadramento teórico e prático capaz de explorar as propriedades dos ambientes audiovisuais, performativos, multimédia e interativos das redes sociais e dos dispositivos ubíquos, de acordo com as envolventes socioeconómicas e políticoculturais;
- Compreender as complexas relações entre a comunicação e a vivência do virtual e identificar o papel fundamental das tecnologias ligadas às redes na experiência contemporânea;
- Adquirir ferramentas teóricas e técnicas no campo multifacetado das plataformas digitais online;
- Mobilizar as tecnologias em rede enquanto mediações com potencial técnicoprofissional, fenómenos com significado social e aplicações com utilidades diversas;
- Realizar e dirigir projetos em plataformas web, renovando os padrões estéticos, discursivos e participativos da criação multimédia online;
- Sistematizar o conhecimento numa área inovadora e de forte expressão académica na actualidade
Equipamentos e Instalações
A Universidade Lusófona do Porto possui os equipamentos necessários à conveniente lecionação dos conteúdos programáticos do Ciclo de Estudos assim como um estúdio, laboratórios de fotografia, edição de vídeo e captação e edição de áudio, dispõe ainda de um armazém audiovisual. Todos os espaços e equipamentos podem ser requisitados e utilizados pelos estudantes do mestrado.
A Universidade disponibiliza uma infraestrutura de rede WiFi (eduroam) cobrindo todas as suas instalações, software licenciado (DMDX;E-prime; IBM SPSS AMOS; Mendeley; NVivo; SuperLab; SurveyMonkey; SPSS), Base de dados acessíveis: B-On e serviços digitais tais como o Moodle, Portal Académico, Lusófona Mobile, VPN e App Ensino Lusófona.
As instalações estão preparadas para acolher estudantes portadores de algum tipo de mobilidade reduzida, tais como rampas de acesso e elevador.
Estudos Futuros
O ciclo de estudos assegura uma preparação adequada, ao aluno interessado em continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados como o Doutoramento em Comunicação e Ativismos, oferecido pela ULP.
Saídas Profissionais
O mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias propõe-se a assegurar uma formação avançada complementar de perfis profissionais que adquirem conhecimentos e competências que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho ou alcançar mais oportunidades de emprego.
Tipo de empresas e instituições que poderão empregar os nossos estudantes: Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; Empresas jornalísticas; Empresas de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media; Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior.
Investigação
Os docentes da ULP integram centros de investigação inseridos nas áreas científicas do ciclo de estudos:
- CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, com as seguintes áreas de investigação: Media, Sociedade e Literacias (MSL) e Arte dos media, Indústrias criativas e Tecnologias (MACIT). (https://cicant.ulusofona.pt ) ou HEI-LAB - Digital Human-Environment Interaction Labs (https://hei-lab.ulusofona.pt/)
Os estudantes podem beneficiar dos laboratórios existentes nestes centros de investigação e ainda serem integrados nos projetos que os docentes desenvolvem.
Áreas Científicas
Informação e jornalismo | Áudio-visuais e produção dos media | Marketing e publicidade