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Universidade Lusófona do Porto

Estática das Estruturas

Apresentação

Introdução dos primeiros conceitos relativos à Estática de Estruturas.

Curso

Engenharia Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP730-7678

Disciplinas complementares recomendadas

Física I e Física II.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Equilíbrio do corpo rígido.

- Revisão de conceitos.

 

2. Cálculo de reações de apoio.

- Vigas Simplesmente Apoiadas e Consolas (revisões).

- Arcos de 3 Rótulas.

- Vigas Gerber.

- Associações de Corpos.

 

3. Análise de treliças.

- Método do Equilíbrio dos Nós.

- Método de Ritter.

 

4. Diagrama de esforços

- Definição de esforços internos, nomeadamente esforço axial, esforço transverso e momento fletor.

- Diagramas de esforços internos em peças lineares isostáticas.

- Relações entre carga, esforço transverso e momento fletor.

 

5. Geometria de massas e propriedades das secções transversais.

- Centro geométrico, de massa e de gravidade.

- Momentos estáticos ou de 1ª ordem.

- Momentos de inércia de área e de massa.

- Teorema de Steiner.

- Momento de inércia polar, raios de giração e produtos de inércia.

- Momentos principais de inércia, eixos principais de inércia e eixos principais centrais de inércia.

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de analisar problemas envolvendo o equilíbrio de corpos rígidos (sob a ação de diferentes tipos de ações). Espera-se que os estudantes adquiram a capacidade de analisar sistemas isostáticos simples: determinar as reações de apoio, compreender os esforços internos e calcular os diagramas de esforços. Neste contexto, é dada uma particular atenção à análise de Sistemas Articulados Planos (treliças). São introduzidas as primeiras noções relativas a geometria de massas e propriedades de secções transversais, as quais se revelarão fundamentais ao longo do curso.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelos estudantes. Durante as aulas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas e a exemplos de casos práticos. Os estudantes terão oportunidade de aplicar os temas em análise através da resolução de problemas propostos.

Com o ensino à distância, facilmente adotado em algumas das aulas: i) transmitem-se alguns conceitos e conhecimentos mais teóricos; ii) fortalece-se o estímulo à autonomia dos estudantes, os quais são desafiados a trabalhar um conjunto de trabalhos práticos.

 

AVALIAÇÃO: Avaliação contínua - dois testes e dois trabalhos práticos. A ponderação dos elementos de avaliação será: primeiro teste (40%), segundo teste (40%), trabalhos práticos (20%). Exame de recurso - teste escrito (100 %).

Bibliografia principal

Beer, Ferdinand P. et al. - Mecânica vectorial para engenheiros. Estática, Edições McGraw-Hill.

 

Merianm, J. L.; Bolton, J. N.; Kraige, L. G. - Engineering Mechanics: Statics, Edições John Wiley & Sons.

 

Hibbeler, R. C. - Engineering Mechanics. Statics, Edições Pearson Higher Education.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Nuno Correia dos Santos

Sexta-feira, das 18h às 19h

Gabinete do docente