Estática das Estruturas
Apresentação
Introdução dos primeiros conceitos relativos à Estática de Estruturas.
Curso
Engenharia Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP730-7678
Disciplinas complementares recomendadas
Física I e Física II.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Equilíbrio do corpo rígido. - Revisão de conceitos. 2. Cálculo de reações de apoio. - Vigas Simplesmente Apoiadas e Consolas (revisões). - Arcos de 3 Rótulas. - Vigas Gerber. - Associações de Corpos. 3. Análise de treliças. - Método do Equilíbrio dos Nós. - Método de Ritter. 4. Diagrama de esforços - Definição de esforços internos, nomeadamente esforço axial, esforço transverso e momento fletor. - Diagramas de esforços internos em peças lineares isostáticas. - Relações entre carga, esforço transverso e momento fletor. 5. Geometria de massas e propriedades das secções transversais. - Centro geométrico, de massa e de gravidade. - Momentos estáticos ou de 1ª ordem. - Momentos de inércia de área e de massa. - Teorema de Steiner. - Momento de inércia polar, raios de giração e produtos de inércia. - Momentos principais de inércia, eixos principais de inércia e eixos principais centrais de inércia.
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de analisar problemas envolvendo o equilíbrio de corpos rígidos (sob a ação de diferentes tipos de ações). Espera-se que os estudantes adquiram a capacidade de analisar sistemas isostáticos simples: determinar as reações de apoio, compreender os esforços internos e calcular os diagramas de esforços. Neste contexto, é dada uma particular atenção à análise de Sistemas Articulados Planos (treliças). São introduzidas as primeiras noções relativas a geometria de massas e propriedades de secções transversais, as quais se revelarão fundamentais ao longo do curso.
Metodologias de ensino e avaliação
METODOLOGIA: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelos estudantes. Durante as aulas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas e a exemplos de casos práticos. Os estudantes terão oportunidade de aplicar os temas em análise através da resolução de problemas propostos. Com o ensino à distância, facilmente adotado em algumas das aulas: i) transmitem-se alguns conceitos e conhecimentos mais teóricos; ii) fortalece-se o estímulo à autonomia dos estudantes, os quais são desafiados a trabalhar um conjunto de trabalhos práticos. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua - dois testes e dois trabalhos práticos. A ponderação dos elementos de avaliação será: primeiro teste (40%), segundo teste (40%), trabalhos práticos (20%). Exame de recurso - teste escrito (100 %).
Bibliografia principal
Beer, Ferdinand P. et al. - Mecânica vectorial para engenheiros. Estática, Edições McGraw-Hill. Merianm, J. L.; Bolton, J. N.; Kraige, L. G. - Engineering Mechanics: Statics, Edições John Wiley & Sons. Hibbeler, R. C. - Engineering Mechanics. Statics, Edições Pearson Higher Education.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Nuno Correia dos Santos Sexta-feira, das 18h às 19h Gabinete do docente