Inquéritos, Estudos de Opinião e Sondagens
Apresentação
A disciplina visa consolidar e interligar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas antecedentes da mesma subárea de estudos. Pretende-se assim que os discentes se tornem aptos a conceptualizar, implementar e concretizar um estudo realizado por recolha de informação por amostragem, aplicado à realidade da Ciência Política. Concomitantemente é objetivo que os estudantes consigam interpretar detalhadamente os resultados de qualquer sondagem política ou estudos de opinião ou de mercado realizados por outrem e também que adquiram capacidade de diálogo com empresas da especialidade.
Curso
Ciência Política e Estudos Eleitorais (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP618-14176
Disciplinas complementares recomendadas
Métodos e Técnicas de Análise Política I Métodos e Técnicas de Análise Política II Métodos e Técnicas de Análise Política III
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Importância dos Inquéritos, Estudos de Opinião e Sondagens para a realidade da Ciência Política, em geral, e da acção política em particular. 2. Os Inquéritos, Estudos de Opinião e Sondagens como ferramentas aptas à tomada de decisão. 3. Elaboração de questionários. Estrutura. Questões de resposta fechada vs aberta. Erros mais comuns. 4. Sondagens e estudos de opinião. Objetivo. Universo e amostra. Metodologia. 5. Boca de Urna. Preparação. Seleção. Desvios mais comuns. Recolha dos votos.
6. Realização de um trabalho de campo
7. Definição do objetivo e da população alvo. Conceção de um método de amostragem adequado. Recolha e Análise Descritiva de dados. Inferência Estatística. Elaboração de um relatório.
Objetivos
No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: - Planear um trabalho de campo de estudo de opinião / sondagem capaz de satisfazer um objetivo pré-definido - Realizar esse trabalho, chefiando se necessário os meios necessários - Tratar descritivamente e de forma inferencial os dados obtidos - Interpretar com a significância adequada resultados de sondagens de outrem - Dialogar com empresas da especialidade.
Metodologias de ensino e avaliação
Para além da discussão das particularidades das técnicas de recolha de dados em sondagens e estudos de opinião, a disciplina será essencialmente de aplicação prática e de interligação de procedimentos e metodologias em contexto de trabalho real. A Avaliação compreende a aferição da capacidade de execução do trabalho de campo e de aplicação das técnicas Os Alunos deverão realizar, faseadamente em prazos estabelecidos, em contexto de aula, um trabalho de análise estatística real completo, incluindo a sua conceção, o seu desenvolvimento e conclusões e a elaboração de um relatório final. Será incentivado o uso de software, designadamente Excel e SPSS. Ponderações dos vários elementos: Conceção do trabalho (definição de objetivo e populaçao alvo, fundamentação do seu interesse, seleção de um método de amostragem adequado) e Recolha de dados e sua análise descritiva 50% Interpretação dos resultados, estabelecimento de conclusões e elaboração do relatório final 50%
Bibliografia principal
Quintero, Alejandro Pizarroso ( 1990) História da propaganda, Lisboa, Planeta Editora Sor, Bernardo e Sergio Fausto ( 2016) Activismo político em tempos de internet, Fundação FHC, São Paulo Comunicação & Cultura (2006), Lobbying e marketing político, nº2, Lisboa, Universidade Católica
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala António Manuel Lopes Tavares 9:30 de Sexta-feira Gabinete da FDCP