Programa Preparar

Programa Preparar

O "Programa Preparar" é um programa de estudos destinado a todos os alunos portugueses com o objetivo de assegurar a sua preparação para a realização das provas de ingresso, no âmbito do regime geral de acesso ao ensino superior.


Programa Preparar

O Programa Preparar é um programa de estudos destinado a todos os alunos portugueses como objetivo assegurar a preparação para as provas de ingresso, no âmbito do regime geral de acesso ao ensino superior.

A quem se destina?

a) Aos estudantes que tenham concluído o 12. º ano ou equivalente e não tenham obtido aprovação nos exames nacionais correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso em que pretendem futuramente inscrever-se na ULP- Universidade Lusófona do Porto, ou que tenham disciplinas do ensino secundário em atraso;

b) Aos estudantes que estejam nas condições previstas na alínea a), ainda que não pretendam ingressar posteriormente na ULP- Universidade Lusófona do Porto, e que podem a título de exceção inscrever-se e frequentar a preparação para as provas a que se refere o artigo 2.º deste regulamento.

Quais as disciplinas que integram o curso e como me posso inscrever?

a) Com vista à preparação das provas de ingresso, os estudantes inscrevem-se em uma ou duas disciplinas que servem o propósito de preparação para os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso que têm de realizar para se candidatar ao ensino superior.
b) As disciplinas, disponíveis, a que se alude no número anterior são:

  • a) Ciências e Tecnologias:
    • - Matemática; - Física e Química; - Biologia e Geologia

  • b) Humanidades e Artes:
    • - Português; Matemática Aplicada às Ciências Sociais; História; Geometria Descritiva.

Posso frequentar algumas unidades curriculares, avulso, de um curso superior da universidade?

  • Os estudantes inscritos no Programa Preparar podem por sua decisão e iniciativa própria inscrever-se, e frequentar como alunos externos, a unidades curriculares avulsas de curso de licenciatura ou mestrado integrado da ULP- Universidade Lusófona do Porto.
  • A escolhas das unidades curriculares é acompanhada e orientada pelos serviços competentes da ULP- Universidade Lusófona do Porto.

Como funciona?

  • As disciplinas têm uma carga horária total de 100 horas por disciplina, distribuída por 6 meses, e é cumprido em calendário/horário a definir em documento próprio, a elaborar pelos Serviços competentes.
  • As unidades curriculares avulsas funcionam no calendário/horário definido pelas unidades orgânicas da ULP- Universidade Lusófona do Porto.
  • O número mínimo de estudantes que suportam o funcionamento das disciplinas do programa preparar é de 12.

Quando posso inscrever-me?

Inscrição Início do curso
02 de novembro 2018 a 04 de janeiro 2019 07 de janeiro de 2019

Como me posso inscrever e qual a documentação necessária?

A inscrição é realizada on-line AQUI .

a) Boletim de inscrição devidamente preenchido;
b) Documento comprovativo de habilitação de acesso ao ensino superior no país de origem, quando se trata de estudantes internacionais;
d) Documento de identificação pessoal - cartão de cidadão, passaporte ou de outro documento legalmente equivalente

Benefícios

Os estudantes inscritos no ¿Programa Preparar¿ que no ano subsequente à respetiva inscrição reúnam condições que lhes permitam inscrever-se como alunos do ensino superior em cursos ministrados na da ULP- Universidade Lusófona do Porto beneficiam, apenas no ano em causa, de um desconto de 15% nas propinas para o respetivo curso (licenciatura ou mestrado integrado).

Tutorias

Os estudantes inscritos no Programa Preparar e que pretendam ingressar na Universidade Lusófona (e que estão inscritos em Unidades curriculares avulso como alunos externos) são enquadrados por um regime de tutoria que presta apoio e orientação académica e monitoriza o desempenho e os resultados obtidos pelos estudantes.

O regime de tutoria e os termos e condições em que o mesmo é aplicado são objeto de definição própria mediante publicação de regulamentação interna.



Consulte o Regulamento detalhado do Programa Preparar para estudantes 19/20.