Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Projeto de Segurança II

Curso

Projeto, Certificação e Peritagem de Proteção Civil (PG) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Pós-Graduação | Anual | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULP2560-17013

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Módulo I (Teórico)
1. Introdução à segurança ao incêndio
2. A física e química do fogo
3. Processos de transmissão de calor
4. A propagação e desenvolvimento dos incêndios
5. Meios passivos de proteção
6. Meios ativos de proteção
7. O comportamento das pessoas em caso de incêndio
8. A evacuação de edifícios
9. O controlo de fumo em edifícios
10. A legislação de segurança ao incêndio
11. A normalização de segurança ao incêndio
12. A análise e gestão de risco de incêndio
13. A modelação e simulação computacional da segurança ao incêndio
Módulo II (aplicações práticas)
1. Projeto de segurança ao incêndio (PSI)
2. Desenvolvimento de um trabalho em que se aprofunde uma das matérias dadas (com exceção da legislação e da normalização).

Objetivos

É objetivo transmitir os conhecimentos que permitiram compreender os fenómenos físicos do incêndio, seu início, desenvolvimento e propagação, assim como o comportamento dos materiais, os elementos da construção e das próprias pessoas numa situação de incêndio, bem como as potencialidades dos meios ativos e passivos de proteção. É objetivo também que os estudantes possam desenvolver algumas das suas aptidões e competências como, por exemplo, a capacidade de análise e síntese, a organização e planificação, a aprendizagem autónoma, a adaptabilidade a novas situações, a preocupação com a qualidade, a capacidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos, o raciocínio crítico, a autocrítica e a autoavaliação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Sólida formação teórica, pluridisciplinar, estabelecendo uma forte articulação entre a teoria e a prática, tornando-os aptos para o exercício profissional do projeto de segurança ao incêndio.


Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são baseadas em apresentações e bibliografia de base, recorrendo a meios audiovisuais, complementados com uma visita a laboratório de ensaio. As horas tutoriais destinam-se a apoiar o estudante no trabalho autónomo. Os estudantes serão chamados a discutir os assuntos e conceitos fundamentais e os de maior complexidade. No final de cada tema é feita uma síntese e são propostos problemas para amadurecer conceitos e realizar alguns exercícios práticos. Serão ainda apontados aspetos específicos que os estudantes mais motivados poderão aprofundar.
Avaliação: contínua, baseada num projeto relativo à aplicação da legislação (30%), um trabalho individual envolvendo pesquisa bibliográfica sobre um tema (30%) e num teste escrito individual (40%). As componentes de avaliação contínua correspondentes a provas individuais escritas são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final, natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.

Bibliografia principal

Coelho, A. Leça (2010). Incêndios em Edifícios. Lisboa: Edições Orion.
Coelho, A. Leça (1997). Modelação Matemática da Evacuação de Edifícios Sujeitos à Ação Incêndio. Lisboa: LNEC. Tese de Doutoramento. Volume I.
Coelho, A. Leça (1997). Modelação Matemática da Evacuação de Edifícios Sujeitos à Ação Incêndio. Lisboa: LNEC. Tese de Doutoramento. Volume II.
Drysdale, D. (1985). Introduction to Fire Dynamics. John Wiley, Chichester, UK.
European Committee for Standardization (CEN); Eurocode 1 (EN 1991-2-2) - Basis of Design and Actions on Structures ¿ Part 2-2: Actions on Structures - Actions on Structures Exposed to Fire, Brussels, Belgium.
NFPA (1990). ¿ Automatic Fire Detectors. National Fire Protection Association, Quincy, MA, USA.
PORTUGAL - Leis, decretos, etc. Decreto-Lei, n.º 224/2015 de 9 de outubro.
PORTUGAL - Leis, decretos, etc. Portaria n.º 1532/2008 de 29 de dezembro.