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Universidade Lusófona do Porto

Metodologias para Avaliação e Gestão de Risco

Curso

Projeto, Certificação e Peritagem de Proteção Civil (PG) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Pós-Graduação | Anual | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULP2560-17007

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos fundamentais
1.1. Noção de incerteza, perigo, perigosidade, vulnerabilidade (e seus tipos), exposição, resiliência e risco
1.2. Ciclo da gestão de riscos
1.3. Perceção e comunicação do risco
1.4. Risco aceitável, risco tolerável e princípio ALARP
1.5. Perdas e consequências do risco, bases de dados sobre catástrofes
1.6. Dimensão espacial do risco (risco à escala local e à escala global) e sequencial dos riscos (efeitos dominó)
1.7. Princípios de redução do risco
2. Análise do perigo
2.1. Classificação de perigos naturais
2.2. Classificação de perigos antrópicos
2.3. Identificação de perigos
2.4. Avaliação da perigosidade (abordagens e problemas)
3. Avaliação do risco
3.1. Métodos qualitativos e quantitativos
3.2. Abordagem probabilística e determinística
3.3. Avaliação da exposição
3.4. Avaliação da vulnerabilidade
3.5. Avaliação do risco de componentes
3.6. Avaliação do risco de sistemas
3.7. Além do risco: análise de perdas
4. Estudos de caso

Objetivos

Os objetivos da UC são:
- Inventariar, definir e interpretar os conceitos fundamentais da temática dos riscos.
- Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco.
- Analisar e discutir dados e métodos de avaliação de risco.
- Organizar e propor quadros de avaliação de risco em estudos de caso.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre o estudante deve:
- Evidenciar capacidade para compreender os riscos como fenómenos sociais.
- Conhecer os diferentes tipos de riscos.
- Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco em situações concretas.
- Saber utilizar algumas ferramentas para a avaliação e análise dos riscos.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são constituídas por apresentações teóricas onde se caracterizam conceitos e as metodologias sobre avaliação e análise de risco, e se propõem e se solucionam exercícios de aplicação prática através de métodos de produção cartográfica no âmbito do risco.
A avaliação será de tipo contínuo e será suportada em dois testes de avaliação, cada um com peso 50%. A frequência das aulas é obrigatória e, para ter aproveitamento nesta modalidade, o estudante não pode faltar a mais que 30% das aulas. As componentes de avaliação contínua correspondentes a provas individuais escritas são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final, natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.

Bibliografia principal

Alexander, D. (2002).Natural Disasters, Routledge.
Alexander, David (2002). Principles of emergency planning and management, Harpenden,Terra.
Birkmann, J., Kienberger, S., & Alexander, D. (2014). Assessment of Vulnerability to Natural Hazards. A European Perspective. Elsevier.
Brauch, Hans Günter (2005). Threats, challenges, vulnerabilities and risks in environmental and human security, UNU-EHS.
Smith, K., & Petley, D. (2009). Environmental Hazards: Assessing Risk and Reducing Disaster. Abingdon: Routledge.
Thywissen, Katharina (2006). Components of risk. A comparative Glossary, UNU-EHS, 2006
Villagrán, Juan Carlos; Vulnerability. A conceptual and methodological review, UNU-EHS.
Wisner, B., Gaillard, J.C., & Kelman, I. (2012). Handbook of Hazards and Disaster Risk Reduction. Abingdon: Routledge.