Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

Faculdade de Direito e Ciência Política

Apresentação do Curso

A todos que frequentem este Curso pretende-se oferecer uma base de reflexão e de trabalho sobre como a Mediação, a Educação e a Escola se cruzam, focando as possibilidades de uma intervenção transformadora.
Tendo por objeto de estudo os conflitos que se desenrolam no contexto socioeducativo, importa formar profissionais que trabalham ou desejam trabalhar na área da Mediação Escolar.
O mediador escolar é um artífice da (re)construção pacífica e positiva das relações interpessoais e da promoção da convivência. Nas habilidades aplicadas, manifestas no método, no processo, nos valores e nos princípios da Mediação, reside toda a confiança do potencial transformador da atuação do mediador.
Esta formação avançada aposta na qualidade científica e académica e, para isso, conta com mediadores profissionais, investigadores e especialista na concepção e avaliação de projetos de intervenção em mediação escolar nos vários níveis de ensino e contextos educativos.
Os trabalhos a realizar ao longo deste percurso formativo visam promover a introdução orientada de dispositivos de mediação.
Como complemento, o Instituto de Mediação da ULP proporcionará, em regime extra e opcional, um programa de estágio voluntário, através do qual os/as formandos/as poderão experienciar práticas de Mediação escolar.

O Curso está creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com 4,2 Créditos (Registo nº CCPFC/ACC-100224/18) e confere 15 ECTS (referentes a 104 horas de contacto e a 40 horas de trabalho autónomo).

| ECTS

|15 ECTS

Direção do Curso

Prof. Doutora Elisabete Pinto da Costa

Condições de Ingresso

Condições de acesso (se aplicável)
- Licenciatura ou equivalente/ponderação de outros níveis académicos e qualificações profissionais, sujeitos a apreciação curricular.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 15 ECTS

Objetivos

O curso visa a prossecução dos seguintes objetivos:
- Reconhecer a Mediação em contexto socioeducativo como um instrumento de transformação dos conflitos, de gestão das relações interpessoais e de promoção da convivência;
- Perceber a Mediação como estratégia de intervenção preventiva sobre fenómenos de conflitualidade, de incivilidade e de violência;
- Articular a Mediação com a Educação para a Paz, a Comunicação Não Violenta e a Educação para a Cidadania;
- Articular os vários tipos de Mediação: mediação escolar, mediação intercultural, mediação familiar, mediação comunitária;
- Desenvolver competências básicas necessárias à Mediação escolar;
- Aprender técnicas para Mediar conflitos e saber intervir como Mediador;
- Adquirir conhecimentos para a implementação de projetos de Mediação escolar e planos de convivência, numa ótica de melhoria social, cultural e organizacional.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Educadores de Infância, Professores de Formação Profissional e Professores do Ensino Recorrente de Adultos, Educadores Sociais, Psicólogos, Psicopedagogos, Sociólogos, Criminologistas, Assistentes Sociais, Animadores Sociais e Culturais, Mediadores, Técnicos de Ação Educativa, e ainda outros Profissionais interessados no tema.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O/A Mediador/a escolar pode:
- Exercer a sua função em Escolas ou Instituições educativas (públicas e privadas);
- Integrar projetos de intervenção de Associações, IPSS ,ONG, CPCJ e Câmaras Municipais;
- Integrar Gabinetes de Mediação;
- Ser formador na área;
- Criar o seu próprio projeto de Mediação escolar para a Comunidade.

Estudos Futuros

Eventualmente, este curso permite prosseguir os estudos de 2º ciclo em Ciências de Educação (Administração Escolar).

Saídas Profissionais

O/A Mediador/a escolar pode:
- Exercer a sua função em Escolas ou Instituições educativas (públicas e privadas);
- Integrar projetos de intervenção de Associações, IPSS ,ONG, CPCJ e Câmaras Municipais;
- Integrar Gabinetes de Mediação;
- Ser formador na área;
- Criar o seu próprio projeto de Mediação escolar para a Comunidade

Observações

Início das aulas: 9 de novembro de 2019.
Terminus das aulas: 22 de fevereiro de 2019.
Sábados livres: 21 e 28 de dezembro de 2019 e 25 de janeiro de 2020.

Horário: Sábados, das 9h00 às 18h00.

Créditos de formação continua para Professores:
4,2 Créditos - Registo nº CCPFC/ACC-100224/18.
Área de Formação C - Formação educacional geral e das organizações educativas.

Atribuição de 15 ECTS (104 horas de contacto e 40 horas de trabalho autónomo).

Propina e emolumentos: consultar o site da ULP.

Avaliação continua: participação nas sessões e dois relatórios breves.
Avaliação final: um trabalho (teórico e/ou prático).

Docentes Convidados

Prof.ª Doutora Ana Maria Silva - Professora convidada / conferencista
Professora da Universidade do Minho (UM); Coordenadora do Mestrado em Mediação educacional da UM.

Prof.ª Doutora Ariana Cosme - Professora convidada / conferencista
Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Prof.ª Doutora Elisabete Pinto da Costa
Professora da Universidade Lusófona do Porto (ULP); Doutorada em Educação; Diretora do Instituto de Mediação da ULP; Coordenadora dos Projetos de Mediação escolar do IMULP.

Prof. Fernando Rosinha
Mestre de conferências do Conservatório Nacional das Artes e Profissões (CNAM) de Paris; Mediador e formador em Mediação familiar e escolar.

Prof. Doutor Juan Carlos Torrego
Professor da Universidade de Alcalá - Espanha; Investigador em Mediação escolar.

Prof.ª Doutora Mónica Soares
Doutorada em Psicologia; Pós-graduada em Mediação escolar. Mediadora escolar e familiar.

Prof.ª Mestre Patrícia Ribeiro
Psicóloga; Doutoranda em Educação; Pós-graduada em Mediação escolar.

Prof.ª Mestre Renata Teles
Psicóloga; Doutoranda em Educação; Curso de Especialização em Mediação escolar.

Áreas Científicas

Ciências sociais e do comportamento | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Ciências da educação

Horas de Contacto

104

Plano de Estudos

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Maria Carneiro Da Costa E SilvaDoutoramentoTempo Parcial
Fernando Augusto RosinhaLicenciaturaTempo Parcial
Juan Carlos Torrego SeijoDoutoramentoTempo Parcial
Lurdes Renata Teles Da CostaMestradoTempo Parcial
Maria Elisabete Guedes Pinto Da CostaDoutoramentoTempo Integral
Mónica Cristina Nogueira SoaresMestradoTempo Parcial
Patricia De Oliveira RibeiroMestradoTempo Parcial
Susana Maria Cardoso CastelaMestradoTempo Parcial

Valores

Titulares de Curso Superior Estrangeiro 300 €
Titular/não titular de curso superior 30 €
Matrícula e Inscrição182 €
Seguro Escolar40 €
Propina Mensal 150 €
Número de prestações mensais 4
Propina Total 600 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona do Porto para o presente ano letivo