Apresentação do Curso
O programa ¿Formação executiva em Gestão da Restauração - Oportunidades em tempos de crise¿ é um curso com enquadramento abrangente sobre todas as competências englobadas na gestão global de um estabelecimento de comidas e bebidas. É fundamentalmente orientado para promotores e atuais responsáveis por estabelecimentos de comidas e bebidas que pretendam cimentar os seus conhecimentos de gestão, visando uma melhor preparação face a toda a envolvente de gestão que a mesma representa, nomeadamente no desenvolvimento de oferta, e as vertentes de procurement, gestão, desenvolvimento de oferta, finanças, marketing e sustentabilidade.
| ECTS
|31 ECTSDireção do Curso
Luís Pestana Mourão / Paulo Vaz
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se:
- Titulares do grau de licenciatura ou equivalente legal, ou superior.
- Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo, com ou sem formação académica.
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCESE.
- Não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da FECESE, como atestando capacidade para a realização do curso.
- Bacharéis ou Equiparados do Ensino Superior Universitário e Politécnico.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 31 ECTS
Objetivos
Preparar os alunos para a gestão global de uma operação de comidas e bebidas, dotando-os das competências que lhes permitam enquadrar e gerir todas as condicionantes de uma operação bem como o seu desenvolvimento comercial sustentável. Permite aos alunos interagir com profissionais de referência dentro da indústria.
Destinatários
O programa ¿Formação Executiva em Gestão da Restauração ¿ Oportunidades em tempos de crise¿ destina-se a Licenciados e Mestres que trabalham ou pretendam trabalhar na área da Gestão da Restauração e que embora possuam formações dispares pretendem obter as competências ao nível da Gestão global de uma operação de comidas e bebidas. Destina-se ainda a profissionais que, tendo experiência profissional relevante, pretendem desenvolver competências especificas no setor da restauração.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
No final do curso entende-se que os alunos terão compreendido e dominado todas as variáveis que intervêm, modernamente, na gestão duma operação de restauração, tornando-os aptos a assumir responsabilidades seja na gestão de produto e serviço, como no desenvolvimento comercial. Terão desenvolvido práticas nesses contextos em cenários de laboratório que os habilitam à tomada de decisão envolvendo as multicompetências (serviço, relacionamento, gestão) necessárias ao gestor duma área de serviço duma unidade de restauração.
Estudos Futuros
O programa ¿Formação executiva em Gestão da Restauração - Oportunidades em tempos de crise¿ permite aos alunos prosseguir os seus estudos para 2º ciclos na área do Turismo de acordo com as alíneas a), b),c) e d) do artigo 50º do Regulamento Pedagógico da ULP, em conformidade com o disposto pela Direção- Geral do Ensino Superior, proporcionando-lhes um conhecimento assente na realidade prática duma organização de comidas e bebidas que mais facilmente lhes permitirá entender toda a envolvente da atividade turística e do impacto que ela tem nos seus agentes primários.
Observações
Data prevista de início:
8 de março 2021
Metodologias de Avaliação:
O regime de frequência do curso obedece a uma assiduidade presencial, em cada módulo, no mínimo de 75% do total de horas lecionadas.
A avaliação será efetuada com base em critérios como a participação nas sessões e a realização de trabalhos individuais ou em grupo e/ou de provas escritas.