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Universidade Lusófona do Porto

Planeamento de Proteção Civil I

Curso

Cartografia de Risco e Planeamento de Proteção Civil (PG) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Pós-Graduação | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULP2558-17008

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos de ordenamento e planeamento do território.
2. Complementos de riscos naturais e tecnológicos.
3. Alterações climáticas e implicações na protecção civil.
4. Instrumentos de ordenamento e planeamento do território.
5. Legislação e outros normativos.
6. Instrumentos gestão de emergência e famílias de planos de emergência:
a. Os planos de emergência nacionais, regionais, distritais ou municipais.
b. Gerais ou especiais, consoante a sua finalidade.
c. Cartografia da avaliação do risco.
d. Componentes e estrutura.
e. Ciclos de planeamento.
f. Novas estratégias.
7. Articulação com outros instrumentos de ordenamento e planeamento do território.

Objetivos

Pretende-se habilitar os estudantes de ferramentas teórico-práticas e competências analíticas sobre o ordenamento do território e planeamento de proteção civil, a importância da inter-relação planeamento do território - proteção civil, bem como prepará-los para identificar e aplicar instrumentos e metodologias na elaboração de planos de emergência e a sua relevância no âmbito das atividades de proteção civil.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da UC os estudantes deverão ser capazes de compreender e refletir criticamente sobre: as opções de ordenamento e planeamento do território; a importância do planeamento na prevenção e minimização de catástrofes naturais e tecnológicas; a relevância do planeamento na fase pós-catástrofe/socorro; conhecer e destrinçar os diversos conceitos relacionados com o planeamento em proteção civil; conhecer e distinguir as famílias de planos de emergência; conhecer e aplicar os principais métodos de elaboração de cartografia de riscos naturais no processo de planeamento.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino a utilizar será o método expositivo com recurso a apresentações multimédia, bem como a análise de material bibliográfico e de casos práticos que é incluída para a promoção de uma visão critica sobre o conhecimento atual. As aulas serão essencialmente teórico-práticas onde o estudante terá uma participação ativa nas atividades propostas. Nas aulas serão feitas propostas de trabalho que se desenvolverão a nível individual ou em equipa. A assistência tutorial que se assegurará vai permitir apoiar esse trabalho fora das aulas.
Avaliação contínua: análise crítica escrita de um artigo científico (50%) e elaboração de uma proposta metodológica de um plano de emergência e discussão (50%). As componentes de avaliação contínua correspondentes a provas individuais escritas são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final, natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.

Bibliografia principal

Alexander, D. (2002). Principles of Emergency Planning and Management, Oxford University Press, 340 p.
Alves, R. (2007). Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território no Estado Português, Fundação Gulbenkian. ISBN: 9789723112108
Condesso, F. (2005). Ordenamento do Território, ISCSP, Lisboa.
Ferrão, J. (2011). Ordenamento do Território Como Política Pública, Fundação Gulbenkian. ISBN: 9789723114157
Zêzere, J.L. (2007). Riscos e ordenamento do Território. Inforgeo, 59-63.
Cadernos Técnicos PROCIV 3, 6 e 9, ANPC.
IPCC. (2007). ¿Climate Change 2007: Impacts, Adaptation and Vulnerability.¿ Contribution of Working Group II to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Edited by M.L. Parry, O.F. Canziani, J.P. Palutikof, P.J. van der Linden and C.E. Hanson. Cambridge University Press, Cambridge, UK.