Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Curso de Videojogos da ULP vence Prémio Fazer+

A Licenciatura foi distinguida com o prémio de "Melhor Prática Pedagógica Inovadora".



A Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia foi a vencedora do Prémio Fazer+, na categoria de "Melhor Prática Pedagógica Inovadora". Esta distinção destina-se a premiar a integração nos conteúdos e atividades curriculares de unidades de qualquer nível de formação, de processos inovadores que estimulem a experimentação, o trabalho em grupo e de forma transversal, assentes num sistema misto de ensino aprendizagem presencial e a distância, em ordem a estimular a autoaprendizagem e o trabalho de forma inclusiva.




Testemunhos

Prof. Doutor João Alves de Sousa

O Projeto "Estrutura de uma licenciatura autodisciplinar focada em Project Based Learning" é quase autoexplicativo apenas pelo seu título mas a sua implementação requer um cuidado planeamento e coordenação.

Aplicado na licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto desde o seu início (apenas com 4 anos de existência), este projeto reflete-se sobretudo na coordenação das diferentes unidades curriculares do curso com vista à criação de trabalhos criativos multidisciplinares, maioritariamente videojogos. A partir de cronogramas conjuntos a cada ano letivo, os estudantes desenvolvem um trabalho abrangente coordenado pelos diferentes docentes com vista a um objetivo comum. Esta forma de organização e ensino aplica a pedagogia construtivista de desenvolvimento de projetos em simultâneo ao desenvolvimento de competências, ou seja, os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são diretamente aplicados à forma como os estudantes desenvolvem o seu projeto numa metodologia pedagógica motivadora tanto para os docentes como para os estudantes.

A importância do Prémio Fazer+ é sobretudo uma validação externa de que o caminho que estamos a percorrer é o caminho certo. É ao mesmo tempo uma oportunidade de dar a conhecer uma prática pedagógica que se adequa facilmente a uma área multidisciplinar como a dos videojogos mas que poderá também ser adaptada a outras áreas de saber. O projeto deixa algumas sugestões nesse sentido e estas práticas continuarão a ser aperfeiçoadas dentro da licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto nos próximos anos letivos.