Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Resumo: Sessão Solene de Abertura do Ano letivo 2020/21

Cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade Lusófona do Porto


Vídeo em Direto (Gravação):





Na passada quarta-feira, dia 14 de outubro, a Universidade Lusófona do Porto organizou a sessão solene de abertura do novo ano letivo 2020/2021, em circunstâncias diferentes às dos anos anteriores face à pandemia Covid-19.

Ao cuidado de garantir o cumprimento das regras de segurança e higiene às quais o vírus obriga, a sessão que decorreu no Salão Nobre foi transmitida em direto (via online) para todos os estudantes, docentes e colaboradores da instituição.

A reitora da ULP, Prof.ª Dra. Isabel Babo, deu as boas vindas a todos os integrantes da Comunidade Lusófona e mencionou brevemente a preparação da universidade para os tempos atípicos que se vivem. Além disso, ainda apelou à qualidade científico-pedagógica presencial e remota, pois "a universidade é o lugar do saber, da investigação", frisou.

Já o Prof. Dr. Manuel Damásio, administrador da Lusófona do Porto, pediu a colaboração de toda a comunidade académica, discursando o seu otimismo para os projetos que irão vigorar neste ano letivo.

No decorrer da sessão, a Dra. Natália Pereira afirmou que o regresso à vida universitária foi planeado com antecedência e com o maior rigor para serem cumpridas as normas. Neste sentido, acrescentou que a ULP disponibiliza de um e-mail particular para a situação pandémica - covid19@ulp.pt.

A lição inaugural ficou a cargo da Prof.ª Dra. Célia Oliveira que fez uma breve apresentação, "A persistência da memória: Bases científicas e aplicações académicas", evidenciando a memória como um potencial de aprendizagem e algumas estratégicas práticas. O vice-reitor da ULP, Nuno Correia dos Santos, proclamou sobre a importância da investigação, com rumo à inovação e à capacidade de gerar financiamento.

Por sua vez, a Prof.ª Doutora Elisabete Pinto da Costa explicou como o ano incomum que se vive irá impactar o programa Erasmus+.

A sessão encerrou com uma breve declaração de Ana Gonçalves (Associação de Estudantes da ULP), que deu as boas vindas a todos os alunos e desejou um bom ano letivo 2020/21.