Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Semana da TERRA

Semana do Turismo, sustEntável, Racional, Responsável, integrAdor, organizado por estudantes da ULP



Decorreu de 27 a 31 de maio, a semana da TERRA - Turismo, sustEntável, Racional, Responsável, integrAdor, organizado pelos estudantes do 2º ano de TGET em colaboração com o 1º ciclo de Engenharia do Ambiente. As atividades organizadas durante a semana pretendiam chamar a atenção de Turistas e Comunidade Local sobre o uso racional dos plásticos e da importância da sua reciclagem.

Ao logo da semana foram realizadas várias atividades a cargo dos grupos de trabalho. Um grupo de estudantes fez uma recolha de garrafas de plástico na ULP e na cidade do Porto, alertando os turistas e a comunidade local para a importância da reciclagem e da utilização de garrafas reutilizáveis. Outro grupo de estudantes também esteve nas ruas da cidade do Porto a sensibilizar os mais jovens a utilizar copos reutilizáveis e apelando ao não uso de palhinhas e de copos plástico na ¿noite¿ portuense. No pátio central da ULP, outro grupo de estudantes montou uma exposição de fotografias onde se podia observar a presença de plástico no Meio Ambiente e o seu impacto no Turismo (praias, zonas históricas, etc.).

Por último, no dia 27 de maio, outro grupo de estudantes organizou o Seminário TERRA- Turismo Sustentável - que contou com a presença da Professora Doutora Kalina Samardjieva, docente do 1º ciclo de Engenharia do Ambiente, que fez uma apresentação sobre o impacto dos plásticos nos meios marinhos e na natureza em geral, o Dr. Luís Barrroca Monteiro que apresentou o seu projeto Palhinhas de Massa comestíveis e o Professor Arthur Araújo que fez uma apresentação sobre as (In)Sustentabilidades do Turismo e seus impactos.

O seminário contou com a presença da Professor a Doutora Cândida Manuel, Diretora do 1º Ciclo de Engenharia do Ambiente que elogiou a iniciativa e que propôs que no futuro, os ciclos de Turismo e de Engenharia do Ambiente possam colaborar em iniciativas comuns que visem a sensibilização da comunidade sobre a importância da reciclagem e da racionalização dos recursos.