Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Riscofrenia ou o Recalcamento da Contingência - Resumo

V Ciclo de Conferências ULP/Rivoli - Contingência e Necessidade



A Universidade Lusófona do Porto, realizou, no Teatro Municipal do Porto, no polo Rivoli, a 4.ª Sessão do V ciclo de Conferências, focada na Contingência e Necessidade da sociedade.

A sessão moderada pelo Prof. Manuel Bogalheiro, contou com a presença da Da Prof. Isabel Babo, Reitora da Universidade e com a convidada e oradora Helena Mateus Jerónimo, com a apresentação e análise da Riscofrenia ou o recalcamento da contingência.

Helena Mateus Jerónimo é doutorada pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, e docente no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa e é ainda investigadora do Advance/CSG (Investigação em Ciências Sociais e Gestão). Os seus interesses de investigação têm incidido na área dos estudos sociais de ciência e tecnologia, risco e incerteza, ambiente e sustentabilidade, e gestão de recursos humanos e comportamento organizacional.

No decorrer da conferência, a convidada propõe um conceito de riscofrenia, de forma a designar a tendência atual, abre uma reflexão crítica do uso inflacionado da noção de risco e apresenta ainda um conceito de risco e noção de risco.

Para terminar e fechar a sessão, apresentou alguns exemplos e análises reais, abrindo uma discussão entre a convidada e os presentes, para a troca de ideias e visões.