Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Resumo: Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Metodologias ativas de ensino e avaliação baseadas na evidência



No passado dia 18 de setembro, a Universidade Lusófona do Porto promoveu uma sessão online que abordou as práticas pedagógicas no Ensino Superior, visando as metodologias ativas de ensino e avaliação.

Os oradores convidados foram a prof. Dra. Célia Oliveira e o prof. Dr. Diogo Lamela, que vieram evidenciar as práticas e metodologias que têm uma maior eficácia no sucesso académico.

Diogo Lamela explorou, ao longo da sua exposição, a conceção e implentação dos elementos de avaliação sumativa, referindo que esta avaliação passa por ser mais justa exatamente pela sua estruturação e calendarização.

Já Célia Oliveira aproveitou o seu tempo de antena para falar da aprendizagem baseada na resolução de problemas. Para a oradora, a aprendizagem por metodologias ativas e de projeto tem uma base construtiva, autónoma e colaborativa, tornando-se assim mais beneficiente aos estudantes (que desenvolvem novas competências, entre elas a de superação, a de comunicação e a de diálogo).

Ambos os convidados concordaram que as práticas pedagógicas não se centram só no docente, mas também no aluno, e, no fundo, na questão de aprendizagem.

A sessão encerrou com um debate sobre as vantagens e constrangimentos dos novos paradigmas de aprendizagem e instrução e a sua respetiva aplicação.

Por Diana Fonseca