Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Ramificações: Espaço de Comunicação e Arte

Resumo do evento que aborda a exposição intitulada de "7000 Carvalhos", de Joseph Bueys.



"7000 Carvalhos de Joseph Bueys" foi a primeira sessão de "Ramificações". O prof. Dr. Manuel Bogalheiro, docente da Universidade Lusófona do Porto, foi o orador do encontro que ocorreu no dia 4 de novembro, via zoom.

O evento "Ramificações: Espaço de Comunicação e Arte" é organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da ULP. O objetivo deste projeto é criar um espaço de debate e reflexão sobre temas ligados aos ciclos de estudos da FCAATI.

Nesta primeira sessão, o prof. Dr. Manuel Bogalheiro contextualizou a exposição "7000 Carvalhos" de Joseph Bueys, partilhando o processo do projeto de 1982, que explorou o conceito da reflorestação urbana e a importância da biodiversidades nas políticas de espaço.

O orador explicou as ideias de Bueys e como a obra ecoa nas filosofias do vegetal, que reclamam a descentralização do humano. O próprio ainda recuperou o manifesto social, político e ecológico que o artista alemão pensou, através de registos fotográficos e citações.

"O mundo não é um conjunto lógico, nem metafísica dos seres", rematou Manuel Bogalheiro na fase final da sua exposição. Neste sentido, evidenciou a ideia simbólica de Buyes num plano contínuo a nível global.

"Ramificações: Espaço de Comunicação e Arte" terá uma sessão na primeira quarta-feira de cada mês, abrindo espaço para partilhar experiências e explorar diferentes áreas: Comunicação, Arquitetura, Design, Cinema, Videojogos, Tecnologias da Informação e Novos Media.

No próximo dia 2 de dezembro, o tema será "Videojogos". Os ex-alunos da licenciatura desta área irão partilhar aquele que foi o projeto desenvolvido no percurso académico - "Little Girl".

Por Diana Fonseca