Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

13º Dia da Universidade

Assista ao resumo da Sessão Solene Comemorativa do dia da Universidade Lusófona do Porto



Ansiado por toda a comunidade académica, o Dia da Universidade Lusófona do Porto representa o enaltecimento do trabalho árduo e da dedicação de todos que dela fazem parte. Foi então a 6 de abril de 2019 que a décima terceira celebração decorreu no Salão Nobre da instituição.

A Reitoria e a Administração da ULP deram as boas vindas a convidados, alunos e a antigos alunos, aos seus pais, a professores, a docentes e a colaboradores.

O Cortejo académico com Doutores, Mestres e Licenciados abriu a sessão. Logo de seguida, Ana Margarida Ferreira e Gonçalo Silva do Conservatório de Música do Porto abriram o palco com um duo de Saxofones.

Contou-se com a presença e o discurso do Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio, administrador da ULP e Presidente da Direção da Entidade Instituidora (Cofac), assim como a efetiva presença e discurso da Professora Doutora Isabel Babo, Reitora da ULP que refletiu sobre a relevância do ensino superior.

Contou-se também com a intervenção de João Ochôa, Presidente da Associação de Estudantes da Instituição ¿ AEULP. Ochôa presenteou um discurso onde dava força aos alunos para continuarem a trabalhar em prol de atingirem a excelência académica por mais difícil e desconfortável que por vezes possa ser.

O Doutor Diamantino Ribeiro voltou a intervir neste que é um dia de celebração para a Lusófona do Porto, mas desta vez não com a apresentação ao que chamou de PIB do mundo do trabalho, mas com os quatros "Ser" mais importantes. O Ser do compromisso, connosco e com os outros, onde se encaixa a assiduidade, a pontualidade, a justiça e a ética. O Ser da colaboração, onde está presente a cooperação. O Ser da comunicação, pois sem a capacidade de comunicar é difícil de obter sucesso. Por fim, o Ser da competência.

Nesta sessão presenciou-se, ainda, a conferência sobre a Inteligência Articial e Robótica e Desafios, Benefícios e Perigos das Máquinas Inteligentes com o Professor Doutor Luís Paulo Reis, Vice-Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Articial. Já o Vice-Reitor da ULP, o Professor Doutor Joaquim Pais Barbosa, apresentou o C-Marine - Centro de Competências para o Mar.

Já quase no fim da sessão foi apresentado o anteprojeto das novas instalações da Universidade pelo Professor Doutor Pedro Ramalho e exposto um vídeo institucional com o objetivo de promover a Universidade e no que nela há de melhor. Contou com a colaboração de vários alunos da ULP e um excelente trabalho por parte do departamento audiovisual e dos alunos de Comunicação Audiovisual e Multimédia. Foram entregues as medalhas e os prémios de distinção a docentes e alunos, assim como os diplomas aos antigos alunos.

A sessão encerrou com a atuação do Grupo Vocal da instituição e Ensemble Vocal Pro Música e as portas para o Hall para o Porto d¿Honra ¿ um lanche e um momento convívio entre os demais.