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Universidade Lusófona do Porto

We Communicate

Assista ao resumo do evento organizado pelo curso de Comunicação Aplicada da ULP



No âmbito da disciplina de Comunicação da Marca, realizou-se na Universidade Lusófona do Porto, o evento "WE COMMUNICATE" organizado pelo curso de Comunicação Aplicada.

Este evento, visou debater temas atuais ligados a áreas principais do curso de Comunicação Aplicada, nomeadamente as áreas do Marketing, Publicidade e Relações Públicas. Em discussão: as tendências atuais e futuras dentro da área.

Na mesa de debate, 4 oradores com diferentes planos de ação, soluções para a resolução de problemas, esquemas de contactos mas que reconhecem em determinas estratégias, soluções para a captação de público: a humanização e personalização.

Carolina Curry é uma Blogger de moda e lifestyle. "A produção de conteúdo tem de ser constante. O nosso público espera ver nossas coisas, constantemente. Temos de ser fiéis ao nosso público. Eu «nas redes sociais» partilho uma foto, um post por dia. Faz com que estejamos próximos dos que estão do outro lado do ecrã." No seu tema de palestra, "O papel dos Relações Públicas, na comunicação das marcas". Curry, tem no seu perfil de ação, marcas de "alta qualidade, do mercado de luxo e a partir daí, o público espera algo de nós. Não podemos baixar a qualidade. Muitas vezes já recusei vestir determinadas marcas." Acumula, na sua vida profissional, uma vertente artística: conta com mais de dez anos de carreira, na música. "As redes sociais é um complemento ao meu trabalho."

Na continuidade deste tema, Mafalda Carvalho, abordou "Os desafios da publicidade no mundo digital". Também ela vê "nas redes sociais um palco para comunicar com massas". A rotina nas publicações, os rituais de conexão com os públicos e perceber a variabilidade de gostos e expectativas das massas, é o segredo para o sucesso nas redes. Mafalda partilhou, orgulhosa, que consegue ter o apoio dos seus mais próximos "para produzir conteúdos para as redes". Sendo a fotografia, o vídeo e o som essencial e sinal dos tempos.

Num ponto de vista estratégico e em contexto de Marketing e Publicidade, Miguel Brandão, especializado em Marketing Digital, em especifico, no SEO - Motor de Busca Optimizado. "A minha função é ajudar as marcas a posicionar-se corretamente no online. Ajudo-as a encontrarem o seu espaço no motor de pesquisa Google". O fundador da SEOlabs direcionou a sua elocução para os futuros profissionais. "As estratégias de futuro têm de primar pela inovação, pela novidade e diferença". E alerta para a ainda pouca especialização "no que diz respeito à gestão de campanhas online". Sendo que esse deve, também, ser um papel da academia.

Storytelling é a capacidade de contar histórias onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. É um recurso muito utilizado no Marketing e na Publicidade. A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final, através de uma narrativa.

Hugo Pinto representante da empresa Lengendary no evento, refletiu sobre o poder de uma narrativa na venda de um produto. Reconhece "que a solução para um cliente satisfeito, é o chegar ao seu público-alvo (...) o objetivo é contar uma história e cativar".

Como consequência da massificação da produção de conteúdo publicitário, plataforma nas redes repletas de publicidade, o público "está, hoje, mais critico. Mais preparado para essa realidade. O que resulta numa maior capacidade de não-aceitação." Para combater este novo paradigma Ricardo Lopes - Gestor de Marketing Digital na LOBA - o segredo do negócio está na "Customer Experience". A promoção "de experiências únicas para clientes únicos".

Julien Diogo - especializado em Neuromarketing Aplicado ao Marketing Digital - numa elocução, em vídeo, conduziu os espetadores a perceber que o marketing está, também, intrinsecamente relacionado com a ciência. E que a partir desse ponto, é possível perceber melhor os gostos e as necessidades do público. António Paraíso, consultor e formador, fez o público - constituído por jovens adultos - refletirem sobre a sua posição no mercado de trabalho, nas redes sociais e na envolvência diária, com os outros. "Qual é a tua marca pessoal?", Começou. Diz, que para se destacar no mundo, "basta sermos fiéis a quem somos e ter brio. Muito brio no exercício da nossa profissão".

Esta mesa rica de oradores(as) permitiu aos envolvidos uma melhor perceção métodos de comunicação e, consequentemente, as melhores práticas levadas a cabo por especialistas.