Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Vem Experimenta(r) as Engenharias

Assiste à reportagem do evento que dinamizou as diversas áreas de engenharias da instituição



Organizado pela Ciência Viva, a Universidade Lusófona do Porto celebrou, uma vez mais a Semana Ciência e Tecnologia com o evento "Experimenta as Engenharias", que inclui as várias áreas de engenharias da instituição, entre estas a engenharia aeroespacial, do ambiente, civil, eletrotecnia, informática e proteção civil.

No passado dia 23 de novembro, o salão nobre da instituição anfitriã abre as portas a alunos do ensino básico e secundário vindos do Colégio Nossa Senhora da Paz e da CICCOP. Contou-se com a presença de mais alunos que no ano anterior, o que demonstra a expensão do "Experimenta as Engenharias".

Os alunos do ensino básico e do ensino secundário têm, assim, a possibilidade de intervirem com aqueles que já se encontram no ensino académico, recebendo testemunhos na primeira pessoa sobre como funciona cada licenciatura. A importância disto é realçada pelos professores entrevistados pelo Noticias Lusófona e principalmente por Cândida Maria Duarte Manuel, professora associada e diretora de curso de Engenharia do Ambiente da ULP, que foi também das principais responsáveis pela primeira e segunda edição "Experimenta".

Os temas abordados nas experiências espalhadas pelo Salão Nobre são extremamente atuais e em certos casos pretendem levar à consciencialização de problemas da atualidade. Esses temas passam pelos princípios físicos da sustentação de aeronaves, pela microbiologia ambiental, pelas forças em estruturas em engenharia civil, pelas energias renováveis, pela robótica, entre outros.

É dada, então, a oportunidade aos participantes de observar corpos a levitar, água a ferver por ação do eletromagnetismo, corpos em queda livre a desacelerar, construir foguetões de papel e lança-los por entre um circulo pendorado no teto, produzir energia elétrica a partir de fontes renováveis, espreitar o mundo microscópico do nosso ambiente, construir estruturas com marshmallows e esparguete, fazer quizzes sobre as engenharias e experimentar bebidas fumegantes.

O feeback do "Experimenta as Engenharias" de todos os presentes foi bastante positivo. Tendo o evento ficado marcado, uma vez mais, pelo seu dinamismo.