Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

União Europeia: Espaço Participativo e de Oportunidades

Dar a conhecer os direitos e deveres do cidadão europeu e as oportunidades que se lhe oferecem



No âmbito da Unidade Curricular de Princípios e Dimensões da Cidadania na União Europeia do Curso de Licenciatura em Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais, da Universidade Lusófona do Porto, realizou-se uma conferência dedicada ao tema "União Europeia: Espaço Participativo e de Oportunidades", cujo objetivo, segundo João Pedro, aluno da licenciatura, "consiste em dar a conhecer os direitos e deveres do cidadão europeu e as oportunidades que se lhe oferecem neste espaço político-geográfico". Pretende-se, ainda, proporcionar uma oportunidade de partilhar experiências de cidadania europeia, num contexto de reflexão e debate com alcance europeu.

Em particular, pretende-se familiarizar o aluno com a evolução recente da economia Portuguesa, bem como analisar e compreender os desafios da integração europeia, cujo impacto se tem estendido para além da esfera económica. O aluno revela "estamos a terminar o curso e um dos focos e o mercado de trabalho". Com a organização deste evento e após assistir a todos os discursos, reitera "estarmos com mais valências para enfrentar o mercado não só português, como europeu", que ultrapassa em muito, numericamente, o mercado português.

Com inicio pela manhã de quinta-feira, dia 13, a sessão de abertura foi inaugurada pelo Professor Doutor Rui de Albuquerque, Vice-Diretor da Faculdade de Direito e Ciência Política da instituição, e o Professor Doutor Manuel Gonçalves Martins, Diretor do Curso de EEELRI, da ULP.

Nas problemáticas levantadas, a primeira: Cidadania Europeia e Oportunidades Dr. Rui Manuel Monteiro, representante da Europe Direct, e em declarações ao LOC diz:" nós temos a nossa missão de firmar os cidadãos da nossa região, e deslocar-nos as instituições para esclarecer dúvidas, é parte disso" O convite para participar neste evento partiu do núcleo de estudantes, da instituição. "Convidou-nos e vimos aqui uma boa oportunidade"

Nas temáticas envolvidas naquela que foi a sua apresentação, Manuel Monteiro teve como estratégia o foco na política. "A comunidade europeia foi o foco: perceber que é, essencialmente, um cordo de paz. Unidos na diversidade é o lema da União Europeia."

Este, reitera, "falamos das várias iniciativas que são possibilitadas (...) e focamos nas eleições europeias". Sendo predominante na ideia da importância de fazer perceber a importante de ser ativo, com uma participação ativa registada. Seguido, a Dra. Paula Freitas, representante da EURES Adviser Portugal.

Tudo isto, sobre a moderação de Pedro Rito, estudante do Curso de EEELRI.

11h10 - Cidadania Europeia e Espaço Participativo

Dr. Bruno Castro - embaixador European Student Think Tank- sendo este, o primeiro embaixador em Portugal, do projeto. Um jovem que se convença "politicamente ativo e interessado", apresentou o projeto que tem como rampa de lançamento a defesa da importância da participação jovem, "nas decisões de futuro".

Catarina Neves, presidente da BETA e, também ela, uma jovem ativa politicamente, apresentou, no salão nobre, "um projeto ainda em crescimento" e que tem vista "à realização de workshops, simulações" do que é a realidade do parlamento europeu. Revela, satisfeita, que a segunda edição do evento que reúne os mais diversos membros. "Estamos a fazer tudo para que seja no Porto", partilha.

Isto, sobre a moderação de Helena Callebaut, também ela, Estudante do Curso de EEELRI.

Na sessão de Encerramento, a Professora Doutora Elisabete Pinto da Costa, Docente da UC Princípios e Dimensões da Cidadania Europeia, aproveitou para reiterar a importância "de transformar os livros que lemos, em ideias" e fazer ver aos estudantes "a quantidade de oportunidades que surgem da era digital e da pertença europeia", confidenciando a responsabilidade dos estudantes e jovens "nas maiores decisões de futuro". O evento fecha sobre o discurso de Inês Moura, Estudante do Curso de EEELRI, que se assumiu "satisfeita" com o resultado do evento.