Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Reportagem - Turismo no Porto - Aposta de Futuro

A Indústria do Turismo encontra-se em grande crescimento em Portugal.



É possível afirmar-se que a Indústria do Turismo tem crescido de forma tão acentuada ao ponto de ser considerada como um dos pilares essenciais do desenvolvimento nacional.

Nomeada mais uma vez como o melhor destino europeu pela "European Best Destination" em 2017, tão antiga quanto contemporânea, a cidade do Porto transpira o cosmopolitismo da modernidade e o individualismo de uma nação. Locais de referência no coração da cidade e os mais visitados anualmente pelos turistas são, entre os demais, a histórica Avenida dos Aliadas, a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos, as famosas Caves do Vinho do Porto, a Sé, o mítico Café Magestic, a belíssima Livraria Lello, o Miradouro na Ponte de D. Luís com vista para o rio que banha a cidade e a estonteante e frenética Ribeira.

Tem, então, surgido cada vez mais propostas de investimento na Invicta de diferentes grupos empresariais - stakeholders. É, então, com o objetivo de entender o fenómeno em questão e o seu devido impacto nesta indústria que foi levado a cabo o seminário "Turismo no Porto - Aposta de Futuro" no passado dia 19 de fevereiro.

Foram apresentados diferentes stakeholders da Indústria do Turismo no Porto, assim como os novos investimentos na cidade como é o caso do "Word of Wine", pelo Engenheiro Paulo Guerra, onde foram apresentado muitos dos benefícios a curto prazo - como por exemplo o desenvolvimento económico, a dinamização de atividades culturais, - e a longo prazo - como a criação de embaixadores da Cidade do Porto e Gaia e do Vinho, a divulgação e perpetuação das artes tradicionais e fazer do Porto a Capital do Vinho em Portugal. Contou-se, também, com a presença do Doutor Adrian Bridge, da Flandgate, com a Doutora Ana Torres, Consultora na área do Turismo e a Doutora Isabel Marques, da ULP.

O projeto Tourism HUB, apresentado no seminário pelo Doutor Ricardo Balbeira foi desenvolvido em parceria com a Universidade Lusófona do Porto. Pretende oferecer aos profissionais que trabalham especialmente nesta indústria em particular uma série de formações que correspondam às suas necessidades. Ao passo que a academia preza mais a teoria, estes cursos de curta duração são mais direcionados para o mercado, acabando, assim, por abrir novas oportunidades de formação.

Ponderou-se, por fim, possíveis perspetivas futuras do turismo do Porto e a importância das chamadas soft skills - saber várias línguas, ser acessível, afável, possuir uma mente aberta, pensar fora da caixa, não ter medo de arriscar ao fazer algo diferente, ser culto, ser lógico e ter a capacidade de antecipar, - na indústria do Turismo.