Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2019/2020

Resumo da cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade Lusófona do Porto



A Universidade Lusófona do Porto realizou, na passada quinta feira, a cerimónia de abertura do novo ano letivo. O evento, organizado no Salão Nobre da Universidade, teve em vista receber, felicitar e dar as boas vindas ao novo corpo estudantil. Durante pouco mais de uma hora e meia, os estudantes ali presentes escutaram os conselhos e as mensagens de quem lhes tinha uma palavra a dizer.

Inaugurando a sessão, o Professor Doutor Manuel Damásio começou por parabenizar os recém-chegados pelo seu ingresso no ensino superior. Ao longo do seu discurso, aproveitou ainda para lhes transmitir as palavras de ordem que os irão guiar a um caminho de sucesso: "rigor, disciplina e organização". Seguidamente, o Professor Doutor Carlos Afonso Teixeira, convidado pela Universidade, abordou um tema que se tem vindo a sentir impetuosamente nos dias de hoje: o Ambiente e a Sustentabilidade.

Por sua vez, a Reitora Isabel Babo e a Doutora Natália Pereira (Delegada do Administrador da CPFAC/ULP), numa linha discursiva muito semelhante - direcionada para os problemas subjacentes à reestruturação dos edifícios da Universidade - encorajaram os alunos a ultrapassar as dificuldades inerentes a esta remodelação, com a promessa de que tudo está a ser planificado com o intuito de melhorar as condições de ensino o mais atempadamente possível. A Reitora, antes de dar por terminado o seu discurso, enalteceu ainda as relações pedagógicas entre docentes e estudantes - fator que contribui, e muito, para o crescimento académico dos universitários, e que é sem dúvida um dos elementos identitários desta instituição.

Já na fase final da sessão, foi tempo do Professor Doutor Nuno dos Santos (Provedor do Estudante ULP) e do discente Bernardo Amorim (Vice- Presidente da AEULP), desejarem votos de um ano rico em conquistas, mostrando total disponibilidade para ajudar toda os estudantes a superar os demais obstáculos que possam surgir.

A encerrar a cerimónia, a comunidade foi presenteada com a atuação do grupo vocal da Universidade Lusófona do Porto.