Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Reportagem: O Arquivo de Francisco Sá Carneiro na Ephemera

Apresentação de elementos do arquivo de José Pacheco Pereira sobre Francisco Sá Carneiro



No dia 14 de março, o Professor Doutor José Pacheco Pereira, Historiador, Comentador e ex-Deputado do PSD esteve presente na Universidade Lusófona do Porto no âmbito do ciclo de conferencias sobre o pensamento politico de Francisco Sá Carneiro.

Veio apresentar elementos do Arquivo de Sá Carneiro e da fundação do PSD/ PPD expostos na biblioteca Ephemera, uma biblioteca que nasceu de papeis e documentos da família Pacheco Pereira em 2012. Para além do Arquivo de Francisco Sá Carneiro nesta biblioteca, encontra-se também o de Sousa e Castro, de várias organizações de extrema - esquerda, Censura, União Socialista, Maurício, entre outros. E nela existe uma coleção de cartazes, autocolantes, fotografias, partituras, CDs, DVDs e até uma cabeça humana caçada por uma tribo na Amazónia.

Com ele trouxe inúmeros documentos, todos eles originais. Entre estes cartas entre Mário Soares e Francisco Sá Carneiro, documentos sobre o verão quente de 1975 e sobre o boicote ao comício do PPD e discursos que levava para a assembleia da república com apontamentos do próprio, onde a ideologia era constantemente reforçada.

No fim da sessão explica que é um projeto à base de voluntariado e apela por esse motivo à angarianção de voluntários para as várias instalações em todo o país.