Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

I Jornada de Segurança Informática da ULP: Privacidade e Segurança Digital

Reportagem do evento dedicado ao tema da segurança informática.



Em plena Era Digital é extremamente importante reforçar a segurança online e os mecanismos de defesa a ataques de hackers, pois os indivíduos nunca estiveram tão expostos como atualmente estão. É, então, neste contexto que a turma de Engenharia Informática da Unidade Curricular "Complementos de Rede" da instituição organizou a primeira jornada de segurança informática intitulada de "Privacidade e Segurança Digital" que decorreu no passado dia 17 de janeiro (2018). Contou-se com a presença de Telmo Morais (FEUP / Administrador de Sistemas), a debater a "Recolha de informações através de vazamento de imagem", Sandro Moreira (Professor e Administrador de Redes) com o tema "Segurança física de servidores e redes" e João Paulo Magalhães (ESTG Felgueiras) a debater a temática "Firewall Humana".

Entre os vários tópicos debatidos pelos oradores já mencionados e pelos alunos é possível destacar os na área da saúde, das redes sociais e de armazenamentos na "nuvem" (cloud); foi, também, debatido a temática da engenharia social.

O Facebook, por exemplo, pode ficar com os direitos de todas as fotos que colocamos na sua rede e através destas imagens é possível criar-se perfis digitais e criar-se mapas através da pegada digital.

A segurança do sistema informático de saúde é alvo de uma grande preocupação atualmente devido à necessidade de manter a privacidade dos utentes e à importância de poder usar essa mesma informação de maneira a encontrar cura para certas doenças. Daí ser reforçada a necessidade das cópias de segurança.

Uma vez que a quantidade da informação da saúde tem tendência a aumentar, é importante criar, então, novas soluções que consigam suportar a quantidade de dados e mantê-los seguros ao mesmo tempo.

Em relação ao armazenamento na cloud, evidencia-se que este tem se tornado mais seguro e fácil de usar devido à existência de novas maneiras de encriptar os dados, mesmo aqueles que tenham sido eliminados online ou que se encontram apenas no cache.

A Primeira Jornada de Segurança Informática da ULP foi um autêntico sucesso, deixando bem claro a sua relevância e a complexidade das temáticas debatidas nesta, pois tal como foi referido na conferência com algum humor "a maneira (mais fácil) de proteger um sistema seria desliga-lo".